Abraços, gargalhadas e resenhas. Esses foram os principais ingredientes do encontro dessa turma aí da foto. Nem, Sapatão, Bismarck, Ronaldo, Nilson, Zé Augusto, Sivaldo, Sérgio, Sande, Beijoca, Pombinho, Lázaro, Emo, Paulo Leão, Osni e Tirson conheceram na manhã de quarta-feira o centro de visitação da Arena Fonte Nova e se emocionaram.
Ídolos do passado, eles conheceram de perto o futuro do principal palco do futebol baiano e relembraram antigas histórias. Beijoca fez sucesso no Bahia e vibrou ao se ver com o uniforme do clube em uma das fotos exibidas na parede do espaço. Ela foi tirada em 1971, na inauguração do anel superior da antiga Fonte Nova. "Tô me vendo ali, com 16 anos. Naquele dia ganhamos do Flamengo por 1x0 com gol de Zé Eduardo", recordou.
Fases - "Eu peguei a fase do anel inferior, depois tive a felicidade de ver o anel de cima e agora a arena. Ainda vou jogar na arena, deve ter jogo de veterano", projetou Beijocão. O ex-Vitória Sivaldo, 57 anos, não via o estádio de perto há mais de dez anos e se emocionou ao reencontrar o palco onde jogou durante tanto tempo. "Rapaz, tem mais de dez anos que joguei aqui com um time de master, não vinha nem como torcedor. Foi uma novidade emocionante. Uma obra dessa inacabada já tá bonita, imagine quando estiver pronta", disse.
Aos 63 anos, Tirson relutou pra chegar perto do vidro que dá visão ao novo estádio. "É muita saudade, muita recordação, não gosto de olhar. Acho bonito, mas é tudo diferente. Guardo aquela imagem da antiga, agora é coisa de primeiro mundo". Apesar da saudade, o ex-tricolor não resistiu e relembrou as provocações que fazia em dias de clássico ao olhar para a nova arena. "Adorava jogar ali ô, do lado de lá, contra a torcida do Vitória, só lembro deles chorando", se divertiu. "Lancei o salto mortal ali, em 1969", contou.
Obra - Segundo a gerente de comunicação da Arena Fonte Nova, Carine Aprile, 51% da obra já foi concluída. "Continuamos na fase de montagem da superestrutura de concreto, que é a colocação de pilares, vigas, lajes e dos primeiros lances de arquibancada. Nós vamos entregar a arena em dezembro desse ano. É o prazo contratual e vai ser mantido", afirmou. Uma comissão da Fifa irá visitar a obra em junho para determinar se Salvador vai sediar jogos da Copa das Confederações em 2013.