icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Clube de benefícios é a tática dos clubes para conseguir sócios

Bahia é novo líder no ranking de sócios no Nordeste e foi o sexto clube que mais cresceu no Brasil

foto autor

19/02/2014 às 10:46 • Atualizada em 01/09/2022 às 16:30 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
São 45 clubes entrosados no discurso: os descontos em produtos e serviços são o novo caminho para ampliar a base de sócios-torcedores no futebol. A estratégia faz parte de ação conjunta com 14 empresas do Movimento por um Futebol Melhor, tendo a Ambev como âncora.
Do início do programa, em janeiro de 2013, restrito a 15 clubes, até anteontem, quando lançada a segunda temporada, a base de sócios dos clubes aumentou mais de quatro vezes. Passou de 158 mil para 700 mil, número previsto para ser atingido este mês. A adesão de sócios trouxe aos clubes uma receita superior a R$ 100 milhões.
“O desconto médio de quem usou o programa foi de R$ 30 mensais em 2013. É praticamente o valor da mensalidade de sócios”, afirma o diretor de Negócios do Esporte da Ambev, Marcel Marcondes. “Nosso potencial de crescimento é gigantesco. Saímos de 0,2% dos torcedores como sócios para 0,4%. Ou seja: temos mais de 99% dos torcedores a conquistar”, confia. A meta inicial é levar os clubes ao patamar de 2,2%, onde está o Inter, líder no Brasil com 112.839 sócios. E depois buscar os 4% do Benfica, recordista mundial. O portfólio inclui descontos em mais de 600 produtos, de bebidas a artigos de limpeza e assinatura de TV a cabo, ou serviços em telefonia e instituições bancárias.
No estado, Bahia e Vitória ganharam a companhia do Vitória da Conquista. A base de sócios dos clubes passou de 9 mil para 29 mil após 13 meses. O tricolor, novo líder no ranking de sócios no Nordeste, foi o sexto clube que mais cresceu no Brasil e chegou ao 9º lugar nacional, com 22.454 sócios. “A pessoa não pode esperar ganhar para se associar. Tem que ser o contrário. Nossa busca é entregar o concreto, e não apenas o político, que é o direito a voto. Esse programa é mais uma ferramenta”, diz o diretor de negócios do Bahia, Pablo Ramos. O Vitória tem 6.540 sócios, em 22º.
O programa, que há um ano chegava em 11% da rede varejista de Salvador, hoje bate 80% após acordos com supermercados. “Também vamos ter novas formas de pagamentos e descontos do Sou Mais Vitória”, diz o gerente de marketing do Leão, Adilson Baptista.
*Marcelo Sant’Ana viajou a São Paulo a convite da Ambev Matéria original: Jornal Correio* Clube de benefícios é a tática dos clubes para conseguir mais sócios

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes