iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
É prata na marcha atlética!

Caio Bonfim garante medalha inédita para o Brasil nas Olimpíadas

Caio Bonfim conseguiu a medalha de prata durante a competição dos 20 km solo da marcha atlética, nesta quinta (1º)

foto autor

Iamany Santos

01/08/2024 às 7:51 • Atualizada em 01/08/2024 às 8:02 - há 8 meses
Google News iBahia no Google News

O atleta Caio Bonfim, de 33 anos, trouxe mais uma medalha para o Brasil e garantiu um pódio inédito, nesta quinta-feira (1°), na prova de marcha atlética nas Olimpíadas de Paris 2024. Primeira medalha olímpica de Caio, o momento histórico também foi muito significativo para o atleta, que enfrentou diversos desafios na carreira.


				
					Caio Bonfim garante medalha inédita para o Brasil nas Olimpíadas
Caio Bonfim garante medalha inédita para o Brasil nas Olimpíadas. Foto Alexandre Loureiro/COB

A disputa da marca atlética tinha 20 km e o brasileiro dividiu o pódio com um equatoriano e um espanhol. O único com duas punições durante a prova, Caio optou por uma estratégia veloz e agressiva para conquistar a medalha histórica para o Brasil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Em entrevista à Casé TV, o atleta se emocionou ao lembrar momentos em que foi hostilizado em público. "O cara perguntou 'foi difícil essa prova?'. Falei 'não, difícil foi ser xingado na rua desde o dia em que fui marchar pela primeira vez'. Falei 'estou pronto, pai! Quero ser marchador'. Eu decidi ser xingado sem ter problema", disse ele.

Além disso, o brasiliense pontuou que precisou lidar com muitas decepções até chegar a este momento. "Terminei carregado numa cadeira de rodas em 2012 (Londres), em quarto no meu país (Rio 2016), 13º (Tóquio 2020) e, hoje, este momento eterno. Tem que ter muita coragem para viver de marcha atlética. Valeu a pena pagar o preço", declarou.

Caio Bonfim é treinado pela mãe, que também foi atleta

Orgulhoso da própria trajetória, Caio Bonfim possui um apoio de primeira para enfrentar os desafios da carreira no atletismo: sua mãe. Gianette Bonfim foi atleta e oito vezes campeã brasileira da modalidade. É ela responsável por treinar Caio, que acaba de realizar um feito histórico.


				
					Caio Bonfim garante medalha inédita para o Brasil nas Olimpíadas
Caio Bonfim é treinado pela mãe, que também foi atleta. Foto: Divulgação/Wagner Carmo/CBAt

"Falei para a minha mãe 'quem disse que você não é atleta olímpica?'. Hoje eu pude falar que nós somos medalhistas olímpicos", concluiu.

Vibração da família e condições de treino

Através das redes sociais, a prima de Caio Bonfim, Sâmela Oliveira, compartilhou um vídeo da reação da família ao acompanhar o momento histórico. "Meu primo é medalhista olímpico! A primeira medalha olímpica do Brasil na marcha atlética!", comemora ela.

No vídeo, é possível ver cerca de 10 membros da família de Caio assistindo a prova pela televisão. A maioria já estava de pé com tanta emoção e com a confirmação do brasileiro no pódio, todos gritam em comemoração.

A felicidade pelo resultado vai para além do sucesso da conquista da medalha de prata, mas também pelo esforço feito pelo brasileiro para chegar ao pódio. Sâmela também compartilhou um registro do local onde Caio se preparou para a prova, no estádio de Sobradinho, no Distrito Federal.


				
					Caio Bonfim garante medalha inédita para o Brasil nas Olimpíadas
Caio Bonfim garante medalha inédita para o Brasil nas Olimpíadas. Foto: Reprodução/Redes sociais

Assim como outros atletas olímpicos do Brasil, ele não tinha a estrutura adequada para os treinos, mas nunca desistiu do esporte. "Essa é a condição da pista de atletismo que essa galera treina! Ainda sim, 3 deles estão nos jogos olímpicos! Imaginem quantos mais podem ir com uma estrutura melhor! Invistam em projetos sociais", pediu ela.

foto autor
AUTOR

Iamany Santos

AUTOR

Iamany Santos

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes