O FC Barcelona declarou oficialmente seu apoio ao direito da Catalunha decidir sua situação política, territorial e econômica. A região vive o ápice do seu movimento separatista e ganhou o apoio da maior e mais conhecida organização da Catalunha. A diretoria do clube fez questão de declarar sua posição.
"Defendemos o direito de decidir, porque é parte dos direitos fundamentais que as pessoas e todos os povos devem ter", disse o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, em uma carta enviada ao líder do Pacto Nacional pelo Direito a Decidir, Joan Rigol.
O Pacto busca reunir associações que apoiem o direito da Catalunha de decidir seu futuro. Tudo porque o plebiscito de independência do território, que seria realizado no dia 9 de novembro, foi suspenso pela Justiça da Espanha, que argumenta que a divisibilidade territorial é inconstitucional.
Apesar do apoio, o Barcelona pode ser diretamente prejudicado pela independência da Catalunha, uma vez que os dirigentes de futebol espanhóis dizem que o clube pode ser excluído da Liga Espanhola. Ainda assim, o Barça honra o lema “Mais que um Clube”, escrito em catalão nas arquibancadas do Camp Nou, e coloca nas mãos dos cidadãos a oportunidade de decidir a manutenção do vínculo de três séculos com o resto da Espanha.[[leia_mais]]
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade