icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Artilheiro da França não canta hino em protesto contra xenofobia

Filho de imigrantes da Argélia, país que foi colônia francesa, Benzema aparentemente não se sente confortável com alguns trechos

foto autor

26/06/2014 às 9:43 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:05 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O atacante Benzema chamou a atenção por não cantar novamente o hino francês antes da partida contra o Equador, no Maracanã. O artilheiro da França faz um protesto silencioso contra o hino por conta de trechos que têm xenofobia, segundo a imprensa do país.
Filho de imigrantes da Argélia, país que foi colônia francesa, Benzema aparentemente não se sente confortável com alguns trechos. "Se eu cantar o hino, não significa que vou marcar três gols. E se eu não cantar, mas quando o jogo começar fizer três gols, não acho que alguém vá dizer que eu não cantei a Marselhesa. Ninguém vai me obrigar a cantar. Mesmo alguns torcedores não cantam. Zidane, por exemplo, não cantava necessariamente", afirmou o atacante.
O hino é de 1792, quando a França estava dominada por exércitos estrangeiros que são repudiados na Marselhesa. Para alguns, no entanto, o verso que fala de "sangue impuro" pode ser interpretado como falando dos imigrantes e seus filhos, que na França atual são ameaçados pelo crescimento da extrema direita no país. O trecho diz: "Às armas, cidadaos/formai vossos batalhões/ marchemos, marchemos/ Que um sangue impuro/ banhe o nosso solo".
O protesto de Benzema foi muito discutido na França no ano passado. Jean Marie Le Pen, presidente de honra da ultraconservadora Frente Nacional, disse que o jogador não deveria mais ser convocado por se recusar a cantar o hino. Em 1998, o mesmo Le Pen defendeu que jogadores negros ou de origem árabe também não fosse chamados para a seleção francesa.
Além de Benzema e Zidane, outros jogadores também não se empolgam com a Marselhesa. Franck Ribery, cortado da Copa por lesão, cantava de maneira apática - a mulher dele também é argelina. Michel Platini, ídolo francês, já afirmou que nenhum de jogador de sua geração cantava o hino. Em campo, Benzema não marcou. A França empatou sem gols com o Equador. Matéria original: Correio24Horas Artilheiro da França não canta o hino em protesto contra xenofobia

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes