Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai apresentaram oficialmente, nesta terça-feira (7), a candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030. No pedido oficial, os países pedem o retorno da competição para "onde o futebol nasceu", já que no ano em que desejam ser os anfitriões será comemorada 100 anos da primeira edição do Mundial, que ocorreu em 1930 em Montevidéu.
"Como campeões mundiais, fizemos este lançamento que é o sonho de todos os sul-americanos. Não só pelo centenário da primeira edição, mas pela paixão com que vivemos o futebol", disse o presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Claudio Tapia.
Leia também:
https://twitter.com/afa/status/1622994214379290625?
Ainda segundo ele, este é o momento ideal para a Fifa celebrar onde o futebol nasceu. A candidatura foi feita durante uma coletiva de imprensa realizada no centro esportivo da AFA, após a primeira reunião do grupo "Juntos 2030".
Tanto a Argentina quanto o Chile já sediaram a Copa do Mundo, respectivamente nos anos 1978 e 1962. Já o Paraguai nunca recebeu a competição.
De acordo com a Agência Brasil, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez também acredita que este é o momento da Fifa "honrar a memória daqueles que fizeram a primeira Copa do Mundo".
https://twitter.com/alferdez/status/1622957604455739393
Em nota oficial, o presidente da Argentina, Alberto Fernández afirma que "esta candidatura é para todo o continente". Além disso, ele disse que vai propor que a Bolívia também "faça parte deste sonho".
O grupo concorre contra a candidatura conjunta da Espanha e Portugal, além de possíveis candidaturas de Marrocos e Arábia Saudita para organizar o próximo Mundial.
Leia mais sobre Esportes no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!