A campanha ruim no Campeonato Mundial de Basquete feminino já teve um efeito imediato para o Brasil: o país não está mais entre os quatro melhores do planeta. No novo ranking divulgado pela Fiba, a equipe verde-amarela cai da quarta para a sexta posição, perdendo espaço para República Tcheca, vice-campeã mundial, e Espanha, que ficou com o bronze. As americanas, que conquistaram o título neste domingo, continuam tranquilas no topo, seguidas por Rússia e Austrália.
Apesar de ter terminado em sétimo no Mundial, a Rússia manteve a vice-liderança, ainda como fruto da medalha de prata conquistada em 2006. Há quatro anos, o Brasil ficou em quarto lugar, ao perder o bronze para os EUA. Agora, não conseguiu passar da segunda fase e terminou na nona posição. No masculino, o Brasil também perdeu duas posições e caiu para 16º.
O novo ranking da Fiba, lançado neste ano, leva em conta também resultados das seleções nos Mundiais sub-19 e sub-17. Confira abaixo as dez primeiras seleções e suas pontuações no ranking
1. EUA – 940 pontos
2. Rússia – 780
3. Austrália – 745
4. República Tcheca – 513
5. Espanha – 500
6. Brasil – 416
7. França – 274
8. China – 251
9. Coreia do Sul – 232
10. Cuba – 188
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!