icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

A 50 metros de altura, alpinistas ajudam a cobrir a Fonte Nova

Trabalho de 75 alpinistas foi requisitado porque o campo de jogo não poderia receber máquinas pesadas

foto autor

27/01/2013 às 15:12 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:15 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Fábio Cerqueira, alpinista: “o medo é nossa segurança”
Difícil alguém ter uma visão melhor da Arena Fonte Nova que os 75 alpinistas que trabalham para colocar a membrana da cobertura do estádio. Mas ali não é lugar para apreciar a paisagem. "A gente olha, mas tem que focar muito no trabalho. É nossa vida em risco. Um vacilo e já foi", explica Fábio Cerqueira, alpinista e ex-militar de 26 anos. "Fiz o curso de alpinismo quando voltei de umas férias. Os colegas incentivaram, aí eu larguei o militarismo e fui para a área industrial", conta. Há dois meses, ele é um dos homens-aranhas da Fonte Nova, que trabalham a 50 metros de altura. Os alpinistas foram contratados de última hora. Por causa da mudança na obra de drenagem do gramado, as máquinas que auxiliariam na montagem da cobertura não puderam entrar no campo para evitar atraso nas obras. Acostumado com o perigo, já que está há cinco anos trabalhando com manutenção industrial, Fábio revela o prazer da função. "É um desafio pra gente, as peças são muito complicadas. Mas quanto mais dificuldade, mais experiência", diz o alpinista. Mesmo com o costume, Fábio não deixa de ter medo, afinal, a família o espera em casa, em Pau da Lima. "Todo dia tenho que orar pelo serviço. Nosso medo é a nossa segurança", explica o trabalhador.
Sozinhos, alpinistas convivem como medo diariamente
Para ele, que faz a pintura dos arcos e tirantes, a função exige resistência e técnica. Torcedor do Vitória, Fábio não é muito de ir a estádio, mas quer estar sentado nas cadeiras da Fonte Nova quando seu clube jogar lá. "Vai ser bem legal ver a torcida e saber que eu e meus colegas participamos disso aqui", sonha. O jogo inaugural será um Ba-Vi, no dia 31 de março, pelo Baiano. 500 dias - O estádio está com 90% das obras físicas concluídas e nesta segunda-feira (28) faltará apenas um mês para a entrega à Fifa. Na segunda faltarão também exatos 500 dias para começar a Copa do Mundo de 2014. Um evento no Farol da Barra, às 7h, com presença de autoridades estaduais e municipais, marca a efeméride foi cancelado por conta da tragédia em boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Na terça-feira, a Fonte Nova receberá a visita de inspeção do secretário-geral da Fifa Jeróme Valcke. *NAS ALTURAS
75 alpinistas fazem o trabalho de montagem da membrana da cobertura da Arena Fonte Nova. O trabalho deles foi requisitado porque o campo de jogo não poderia receber máquinas pesadas.50m é a altura em que os alpinistas costumam trabalhar. Com um equipamento semelhante ao de rappel, eles ficam pendurados nas estruturas de aço do estádio. É a altura de um prédio de 16 andares.500 dias faltarão para a Copa do Mundo nesta segunda-feira (28). O Mundial começa no dia 12 de junho de 2014. A Fonte Nova já passou de 90% das obras e será entregue à Fifa no dia 28 de fevereiro deste ano.
Leia mais sobre Copa 2014

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes