O sorvete foi criado há mais de três mil anos pelos chineses, com uma base feita de neve. Mas foram os italianos que acrescentaram leite à receita, que inicialmente era feita à base de neve, mel, frutas e gema de ovo. Na Itália, o gelato como conhecemos hoje é considerado um produto completo para a alimentação, pois é fonte de cálcio, proteínas e açúcares, e é consumido inclusive no café da manhã.
Conheça as diferenças entre os principais tipos do doce:
Gelato
O gelato é a especialidade dos italianos e deve ser preparado sempre com ingredientes frescos. Ele deve ser servido com temperatura entre -12ºC e -14ºC, para não chocar as papilas gustativas - quanto mais gelada é uma comida, menos gosto se pode sentir.
Para preparar o gelato, se acrescenta leite e o sabor desejado à uma mistura de água com açúcar. Existe uma proporção certa de açúcar para cada sabor, pois o ponto de congelamento de cada ingrediente interfere na cremosidade do doce.
Sorbet
O que diferencia esta receita das outras é que ela não leva leite. Com isso, a consistência do sorbet é próxima à da raspadinha, com pequenos cristais de gelo. Ele pode ser servido na temperatura de até -20ºC e tem validade de apenas cinco dias.
Sorvete
Os sorvetes mais comuns, desses que são vendidos em supermercados, usam a mesma base do gelato, mas se diferenciam no nivelamento de açúcar e água. Os sorvetes industrializados possuem uma quantidade maior de água e, como precisam ter maior durabilidade, são congelados de -20ºC até -25ºC, o que faz com que eles percam parte da cremosidade.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade