|
---|
Campeão da Série B em 2007, meia quer repetir feito em 2012 |
O Vitória só joga no sábado da semana que vem, mas os rubro-negros têm um bom motivo pra comemorar com oito dias de antecedência. Pedro Ken, um dos pilares do bom futebol do time, volta contra o Goiás, no Serra Dourada, em Goiânia. Na tarde de quinta, o meia fez o primeiro treino com o grupo após se recuperar de lesão muscular. Por sinal, a primeira contusão do gênero na carreira do paranaense de 25 anos, que inclusive já fez cirurgia de ligamento cruzado no joelho direito e parou por seis meses lá em 2008. Desta vez foram cinco jogos de fora, todos pela Série B do Brasileiro. O Vitória está bem no campeonato, ali em terceiro, com 13 pontos, porém a ausência do 'japa' é notada com facilidade no time de Carpegiani, que até resolveu mudar o esquema tático para tentar encaixar o time. Após testar Eduardo Ramos e Xuxa, o professor colocou Dinei para jogar mais adiantado ao lado de Neto na vitória diante do Guarani por 1x0, terça-feira, aqui mesmo no Barradão. Ken explica a complexidade da função: "Eu não jogo só com a bola no pé. Minha função é criar e marcar. Não é simples. Não jogo só em uma posição. Uma hora encosto no Tartá, na outra em Marquinhos. Procuro cair dos dois lado pra ajudar", conta ele, presente em 22 jogos no ano, 19 deles como titular da camisa 8.
Campeão - O retorno acontece contra o Goiás, equipe de desempenho irregular neste início de Brasileiro, mas credenciada como uma das favoritas ao acesso à Série A. "Existem jogos que são diferentes na Série B. Principalmente esses contra times que certamente vão brigar em cima. É preciso somar pontos". E Ken fala com a propriedade de quem conhece bem o caminho do acesso, apesar de ter disputado a Série B só uma vez. Ele foi campeão pelo Coritiba em 2007 e dá a ideia de qual deve ser o pensamento para subir sem sustos. "Tem que pensar sempre em ser campeão, pois se pensar pra baixo, complica. Ano passado, o Vitória pensou muito em buscar o G-4 e acabou ficando fora", observa ele, que disputou a Série A pelo Avaí em 2011. Sempre adepto da análise dos adversários, Pedro Ken aproveitou essas cinco rodadas fora para assistir aos jogos dos rivais. "O América-MG tem um bom entrosamento, e Atlético-PR e Goiás, acho que vão crescer ainda", aposta.
Veja também Após derrota para o Vitória na Justiça, Índio diz que não pretende recorrer Goleiro e lateral do Vitória são convocados para Seleção sub-20