A cidade do Rio de Janeiro é considerada maravilhosa mesmo apesar das desigualdades sociais, que reúnem em lugares bem próximos, por exemplo, os bairros nobres da zona sul e comunidades de baixa renda. O projeto Favela Painting busca proporcionar mais cor para transformar o visual de comunidades como a da favela Santa Marta, situada no morro Dona Marta. O diferencial da iniciativa é a mobilização popular.
O projeto foi iniciado em 2005
Fotos: Divulgação
A ação foi iniciada em 2005, por Jeroen Koolhaas e Dre Urhahn, artistas holandeses conhecidos por Haas & Hahn, respectivamente. Desde então, já promoveu algumas mobilizações artísticas em comunidades como a de Santa Marta.
"O [nosso] foco é a mobilização de pessoas para transformar suas próprias comunidades em obras de arte sociais de tamanho monumental, para embelezar e inspirar, combater o preconceito e atrair a atenção positiva, oferecendo oportunidade e estímulo econômico", explica em seu site a organização, que possui sede na Holanda.
Agora, a iniciativa quer ir mais longe: pintar uma favela inteira. Para isso, a organização cadastrou o projeto no site de financiamento coletivo Kickstarter com o objetivo de arrecadar 100 mil dólares, valor suficiente para transformar a Vila Cruzeiro, parte do complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, em uma "obra de arte ao ar livre" criada pela própria juventude local.
Segundo a comissão organizadora, o valor, que deve ser arrecadado até o dia 31 de outubro para que o projeto se torne realidade será destinado para atividades como a compra do material necessário, o retorno dos artistas para o Brasil e a qualificação dos jovens que participarão da iniciativa.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!