Há pouco tempo atrás, a presença indígena na política brasileira era muito distante, no entanto, os tempos mudaram e atualmente, podemos considerar que é uma realidade o protagonismo, mesmo que ainda pequeno, a presença dos povos originários em cargos políticos brasileiros. Veja a lista de personalidades que merecem destaque abaixo:
Mário Juruna (PDT) - Ex-deputado federal
Leia também:
Mário Juruna (PDT) foi o primeiro índio a ocupar uma cadeira no parlamento brasileiro. Ele foi eleito em 1982, no Rio de Janeiro, com mais de 31 mil votos. O indigenista morreu em 17 de julho de 2002, aos 59 anos.
Joenia Wapichana (Rede-RR) - Ex-deputada federal
Joenia Batista de Carvalho, mais conhecida como Joenia Wapichana, é advogada e foi a primeira mulher indígena a exercer a profissão no Brasil. Ela foi eleita deputada federal por Roraima 31 anos depois de Juruna deixar o cargo na política.
Sônia Guajajara - Ministra dos Povos Originários do governo Lula
A ativista Sônia Guajajara foi a primeira deputada federal indígena eleita pelo estado de São Paulo. Ela foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a pasta do Ministério dos Povos Indígenas. Guajajara se tornou a primeira indígena a ocupar um ministério.
Sinto muito honrada e feliz com a nomeação de Ministra. Mais do que uma conquista pessoal, esta é uma conquista coletiva dos povos indígenas, um momento histórico de princípio de reparação no Brasil. A criação do Ministério é a confirmação do compromisso que Lula assume com nós.
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) December 29, 2022
Jerônimo Rodrigues (PT) - Governador da Bahia
Autodeclarado índigena, Jerônimo Rodrigues, 57 anos, fez história ao se tornar o primeiro indígena a ser eleito no país. A vitória do petista sobre ACM Neto, do União Brasil, se deu no dia 31 de outubro de 2022, no segundo turno das eleições.
Patrícia Pataxó - Superintendência de políticas para povos Indígenas
A advogada especialista em Direitos Humanos e membro do Observatório de Direitos Indígenas Nacional, Patrícia Pataxó é a superintendente de Políticas para Povos Indígenas, órgão lidado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) na Bahia. Ela é a primeira índigena formada em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!