icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Da Pipoca ao Pirão

Gastronomia Indígena: 7 pratos que fazem parte do cardápio baiano

Aquela farofinha nossa de cada dia tem origem indígena, sabia? O pirão também! Confira a lista completa!!

foto autor

Mayra Lopes

17/04/2023 às 10:54 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Gastronomia Indígena: 7 pratos que fazem parte do cardápio baiano
Foto: Reprodução

O Brasil é um dos maiores países do mundo, quando o assunto é culinária. A riqueza e diversidade dos ingredientes resulta em inúmeros pratos e iguarias dignos de prêmios. Mas, o que muita gente não sabe é que boa parte das técnicas de preparo e utilização de produtos são originários dos povos indígenas.

Ao longo dos anos, adaptações foram realizadas para facilitar o manejo dos ingredientes. Mas, a origem ainda é evidenciada em muitos cardápios e principalmente no nosso dia a dia, aqui na Bahia. Pensando nisso, o iBahia fez uma lista especial com 7 produtos incluídos na nossa vida e que tem origem indígena. Confira:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

1) Pirão e Farofa

Aquela farofinha nossa de cada dia tem origem indígena, sabia? E com ela, citamos ainda o pirão - que é acompanhamento de moquecas e cozidos. Na prática, os pratos são derivados da mandioca. A raiz, que está incorporada no nossa cardápio, é riquissima e sempre fez parte da matriz alimentícia dos índios. Os povos originários consideravam o item sagrado. Segundo os índios tupis, a famosa “mani-oca” era uma representação da “casa de Mani”, uma deusa protetora que trazia alimento para seus servos. E se engana quem não reconhece o ingrediente. Além da farofa do pirão, ela pode ser consumida na versão cozida, frita, em farinha (beiju), no tacacá, etc.

2) Canjica

Entre os pratos mais comuns das festas juninas, está a canjica que também é de origem indígena. Criada pelo povo tupinambá, esse prato era muito comum em vários locais do litoral brasileiro. Também chamada de mungunzá, a canjica normalmente era feita com milho branco. Contudo, após a chegada dos portugueses ao Brasil, outros ingredientes foram adicionados a receita. Dessa forma, a canjica de hoje é composta por milho, açúcar, leite de coco e canela.

3) Paçoca

A paçoca tradicional está totalmente atrelada a cultura indígena. Aliás, o termo “paçoca” vem do tupi “po-çoc”, cujo significado é “esmigalhar”. O famoso como um quitute à base de amendoim, é muito popular também festas juninas. Mas, na nossa rotina, o doce costuma ser vendido em padarias, mercados, vendinhas e bares brasileiros.

4) Açaí com banana

Outra receita que está diretamente ligada aos indígenas é o açaí. Em sua versão mais popular, a polpa dessa fruta costuma ser misturada com xarope de guaraná, banana e granola. Isso torna a receita ainda mais saborosa. Por proporcionar energia, a iguaria se espalhou por todo território nacional através de polpas e tabletes in natura.

5) Pipoca

Cinema sem pipoca, não é cinema né?! Mas , adivinha quem descobriu essa iguaria? Pois é, os indígenas. Popular no mundo inteiro, a pipoca tem origem na alimentação dos índios da américa. Quando os europeus chegaram aqui, a descreveram como um salgado de milho. Antigamente, as espigas de milho eram colocadas inteiras, diretamente sobre a fonte de calor. E dali, os grão pipocavam! Foi com o passar do tempo que os grãos foram colocados separadamente e vendido em pacotinhos.

6) Peixe assado

O peixe é um alimento base e importante no cardápio indígena. Além de ser proteíco, a carne é rica em ômega 3 e baixo em gordura. E mais: o hábito de grelhar é originário dos povos indígenas assim como a inclusão da banana.

7) Pamonha

Seja de milho ou carimã, a pamonha é um prato muito consumido pelos indígenas. Enrolada na palha de bananeira, o prato é uma mistura de coco, milho ou mandioca, açúcar e condimentos. O nome original do prato é “pamuna”, que significa “pegajoso” em tupi.

foto autor
AUTOR

Mayra Lopes

AUTOR

Mayra Lopes

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especial Povos Indígenas