A partir desta terça-feira (18), Salvador recebe diversos debates para discutir questões como futuro da energia, racismo ambiental e o direito à terra dos povos originários. Os eventos são promovidos gratuitamente pela Mostra Ecofalante de Cinema - Bahia 2023, e acontece até quinta-feira (20), na sala Walter da Silveira e mediação de Eduardo Mattedi.
A primeira mesa de debate acontece nesta terça (18), às 20h, com a discussão sobre "O Futuro da Energia". Participam do evento Renan Andrate, ativista e coordenador de planejamento estratégico da 350.org Brasil; Guiomar Germani, doutora em geografia, pesquisadora do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa GeografAR; e Fernando Pessoa, doutor em engenharia química e professor titular da CIMATEC.
Leia também:
O debate acontecerá imediatamente após a exibição do filme inédito "A Máquina do Petróleo", às 18h30.
Já na quarta-feira (19), também às 20h, a mesa "Racismo Ambiental" vai discutir sobre a intensificação dos fenômenos climáticos extremos e a desigualdade racial. Nesse debate participam Julio Rocha, diretor da Faculdade de Direito da Ufba; Marta Rodrigues, vereadora da Câmara Municipal de Salvador e especialista emn Direitos Humanos; e Agnaldo Pataxó Hã-hã-hãe, do MUPOIBA (Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia). O filme exibido antes do debate será o inédito "Filhos do Katrina", às 18h30.
Para finalizar, na quinta-feira (20), o debate é sobre o "Direito à Mãe Terra", discutindo, entre outros pontos, sobre a demarcação das terras dos povos originários. Integram a mesa Mãe Donana e Rose Meire, do Quilombo Quingoma Kingoma e Rio dos Macacos, respectivamente; o ativista e ambientalista Cacique Juvenal Payayá; e Marcelino Galo, engenheiro agrônomo, superintendente da ALBA.
O debate acontecerá logo após a exibição do filme brasileiro "A Mãe de Todas as Lutas", que será exibido junto com os curtas "Mensageiras da Amazônia" e "Autodemarcação Já!", às 18h00.
Festival Mostra Ecofalante de Cinema
A Mostra Ecofalante de Cinema, considerado um dos maiores festivais do Brasil e mais importante evento audiovisual sul-americado dedicado a temas socioambientais, acontece até 23 de abril no Cine Metha Glauber Rocha.
O evento vai ocupar a sala Walter da Silveira do espaço e outros 17 pontos culturais e educacionais de Salvador. Na programação há filmes inéditos, além de destaques da edição 2022 do festival.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!