Quem melhor para falar sobre as comemorações da independência do Brasil na Bahia que os baianos? Somente os baianos que têm um pouco mais de experiência. O iBahia entrevistou neste sábado (2) alguns idosos que estavam no desfile em homenagem à data cívica, em Salvador.
Alegres, ativos e contentes, todos comemoravam a retomada do ato, que ficou 2 anos suspenso por causa do período mais crítico da pandemia de Covid-19. O evento começou pela manhã e segue à tarde, reunindo milhares de pessoas entre os bairros da Liberdade e Campo Grande, no centro da cidade.
Leia também:
Com a palavra, as vozes da experiência:
Lázaro Santos, 65 anos
"Esses dois anos fizeram muita falta. Pra mim é uma obrigação cívica participar desse cortejo, desde a época do colégio. Fui militar. Participei como militar. E continuo participando até o dia que Deus quiser. É muito importante esse retorno para mim".
Rosenita Maria Silva, 57 anos
"É um refrigero na alma. É revitalizar a nossa memória. Matar a saudade de ver de perto o que nós somos, a nossa resistência. E retorno aqui para fortalecer toda essa luta".
Marizete Nascimento, 74 anos
"Estou feliz em estar aqui. Eu acompanho o desfile há muitos anos. Hoje, eu já chorei, já me emocionei quando vi as crianças passando, com a alegria de estar fazendo a história".
Carlos Alberto Tavares, 65 anos
"Me sinto feliz de estar com essa idade e participando dos 199 anos da independência brasileira dos baianos. Acompanho tudo desde menino. É muito lindo poder voltar depois desses 2 anos".
Ana Célia da Silva, 81 anos
"Eu acho lindo. Venho ver a manifestação do povo, porque o povo que é importante nessa festa. Depois de tudo o que eu vivi, é difícil me emocionar com algumas coisas, mas o desfile me toca. Eu sou muito feliz de ver o povo na rua de novo".
Sônia de Lurdes, 76 anos
"Estou alegre de poder estar aqui. De ver todas essas manifestações. Graças a Deus a gente pode estar aqui".
Leia mais sobre 2 de Julho em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também:
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!