Cachoeira é uma cidade central na história da Independência do Brasil na Bahia. Foi nela que os primeiros confrontos, que antecederam a liberdade do país dos portugueses, começaram. O segundo episódio da websérie "O Bicentenário é Aqui" destaca a participação da cidade neste período, iniciado em 25 de junho de 1822.
O historiador Igor Almeida explica que para compreender a importância de Cachoeira na história da Independência, é preciso entender a posição geográfica da cidade e o confronto do dia 25 de junho.
Leia também:
"Em fevereiro ocorre uma rebelião na cidade de Salvador que contesta a nomeação de Madeira de Melo a comandante das armas da Bahia. Esse movimento se desloca até o Recôncavo, e se concentra em Cachoeira", explica.
Segundo ele, alguns fatores foram fundamentais para que a cidade ocupasse esse lugar de destaque.
"Cachoeira era a principal vila da Bahia. Aqui era um local onde confluía vários aspectos do ponto de vista social, econômico [...] Aqui teve esse processo de conseguir se preparar para um provável confronto. Todas essas características geográficas, econômicas, foram cruciais para a vitória do 2 de julho de 1823", conta.
Por causa disso, a cidade celebra antecipadamente o 2 de Julho, começando no primeiro dia do mês, mas com destaque para a data magna da cidade, o dia em que ocorreu o primeiro confronto armado desse processo de Independência.
"Aqui, nós comemoramos o 25 de junho de 1822, que foi a primeira luta, o primeiro confronto desse processo de Independência", explica o historiador.
O segundo episódio da websérie também traz as figuras mais importantes durante o processo da batalha de Cachoeira, além de detalhes sobre as celebrações da data na cidade. Confira no Youtube do iBahia ou abaixo:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!