Gravado em Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano, o documentário “Invisíveis do Paraguaçu” estreia na TV nesta quarta-feira (28), como parte da programação especial pelos 200 anos da Independência da Bahia.
A obra trata da importância do povo nas lutas pela independência que foram iniciadas na cidade distante cerca de 100 quilômetros de Salvador.
Leia também:
O povo é representado nas figuras dos caboclos que ressaltam o simbolismo e importância na formação cultural e da religiosidade nas cidades do Recôncavo.
"Invisíveis do Paraguaçu" é oriundo de um trabalho de conclusão de curso da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, dirigido pelos jornalistas Lucas Mascarenhas e Tamires de Jesus com a produtora Travessia Filmes.
"Há 200 anos nós celebramos uma luta do povo, que foi às ruas e conquistou a liberdade contra a tirania portuguesa. Isso nunca pode ser esquecido. O documentário é uma forma de lembrarmos, de maneira fílmica, aquilo que que não pode ser apagado da memória", explica a diretora.
O audiovisual mostra imagens dos desfiles cívicos da cidade, além de mostrar entrevistas com historiadores, religiosos e especialistas na história dos caboclos e das guerras pela independência.
"Invisíveis do Paraguaçu" estreia no dia 28 de junho, na TVE, às 22h e ganha reprise no dia 10 de julho, no mesmo horário.
Veja o teaser:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!