Pelo menos 4 dos 11 candidatos à presidência do Brasil estiveram em Salvador neste sábado (2), participando das comemorações aos 199 anos da independência do país no estado.
Três deles estavam no tradicional desfile ao 2 de Julho, que reúne multidões todos os anos entre os bairros da Liberdade e Campo Grande, no centro da capital baiana.
Leia também:
Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) acompanharam a passeata a pé, ao lado de apoiadores e do povo que foi prestigiar o ato cívico.
O desfile estava suspenso há dois anos, por causa do período mais crítico da pandemia de Covid-19. A retomada do evento reuniu milhares de pessoas.
Lula (PT) acompanhou o ato até a região da Baixa de Santo Antônio, pouco antes da metade do percurso, e em seguida partiu para a Arena Fonte Nova, no bairro de Nazaré, onde participou de um encontro com apoiadores. Ao lado dele, estavam a esposa Janja e o vice Geraldo Alckmin.
Estivemos em uma caminhada em Salvador com milhares de pessoas e não houve um incidente sequer, numa demonstração de que o povo brasileiro não só é democrático como gosta de manifestações democráticas.
— Lula (@LulaOficial) July 2, 2022
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/xotoaFfK4T
Ciro (PDT) e Tebet (MDB) chegaram a se encontrar em determinado ponto da caminhada, se cumprimentaram, posaram juntos e depois comentaram o encontro nas redes sociais.
Bahia é terra de todos. Democracia e civilidade. Adversário não é inimigo. O Brasil precisa de tolerância e respeito. @cirogomes pic.twitter.com/qOZxFACpW3
— Simone Tebet (@simonetebetbr) July 2, 2022
Como se fosse um encontro casual no carnaval baiano, abracei @simonetebetbr e @freire_roberto centro histórico de Salvador. O 2 de Julho é um banho de democracia! Uma maravilhosa folia política que só pode ocorrer mesmo na Bahia. pic.twitter.com/oqMHj5x7bE
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 2, 2022
Após o desfile, Ciro (PDT) seguiu para um encontro que deve acontecer ao longo da tarde, em um hotel do centro da cidade, com os pré-candidatos do partido a deputado federal e estadual no pleito deste ano.
Já Jair Bolsonaro (PL) participou de uma motociata - carreata feita com motocicletas - pela orla da cidade, saindo do Farol da Barra em direção à Boca do Rio.
O candidato, que é atual presidente do país, discursou para apoiadores em cima de trio elétrico nos dois pontos. "O povo reunido sabe o que quer, e juntos venceremos essa batalha que se aproxima", disse Bolsonaro em parte do discurso na Barra.
-Salvador / BA: 02/07/2022 🇧🇷 pic.twitter.com/bV3n8JQSd1
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 2, 2022
Governo do estado
Assim como os candidatos à presidência, alguns nomes que disputam o governo baiano também estavam presentes no desfile de 2 de Julho.
Entre eles, ACM Neto (União Brasil) também marcou presença durante o evento. Ele caminhou ao lado do prefeito da cidade e ex-vice dele no período em que ocupou o cargo, Bruno Reis (DEM).
Estou mto feliz em celebrar nossa história e homenagear nossos heróis. Mas nesse 2 de Julho, também precisamos olhar para o futuro do estado com a certeza de que existem muitas conquistas que precisam ser alcançadas para construir uma Bahia cada vez mais forte e independente pic.twitter.com/1bzSRyV2KF
— ACM Neto (@acmneto_) July 2, 2022
Jerônimo Rodrigues (PT), que acompanhou Lula (PT) e o atual governador do estado, Rui Costa (PT), na caminhada, e depois também seguiu para a Arena Fonte Nova.
Já estamos na Lapinha para a solenidade e cortejo do #2DeJulho. A nossa caminhada é para devolver a esperança e a dignidade ao povo brasileiro. É a Bahia inspirando o Brasil a ser independente outra vez, junto com o presidente @lulaoficial! #ÉBahiaÉBrasil
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) July 2, 2022
Quem também esteve presente nas comemorações foi Kleber Rosa (Psol), que, segundo o Psol, oficializou a pré-candidatura durante o evento. Ao lado de apoiadores, ele também fez o percurso a pé.
"Nossa pré-candidatura é a que tem uma maior identidade com os baianos no que diz respeito ao combate à fome, ao desemprego, à luta por moradia. É a pré-candidatura que melhor representa os projetos de Lula. Ninguém melhor do que nós para representar a esperança que nós estamos depositando em Lula na presidência do Brasil", pontuou.
Mais autoridades
O governador Rui Costa (PT) participou de parte do desfile e depois seguiu para a Arena Fonte Nova, junto com Lula (PT) e Jerônimo (PT), mas deve voltar para o Campo Grande à tarde, para acompanhar a segunda parte do evento.
“Com tiranos não combinam brasileiros corações”
— Rui Costa (@costa_rui) July 2, 2022
Celebramos os 199 anos da #IndependênciaDaBahia, fato que consolidou o fim do domínio português no Brasil. Depois de 2 anos, voltamos ao desfile cívico pelas ruas da Lapinha até a Praça Thomé de Souza, ao lado do povo baiano! ❤️💙 pic.twitter.com/3054YQ6SdQ
Bruno Reis (DEM) também é esperado à tarde, no hasteamento das bandeiras no Campo Grande. Ele acompanhou ACM Neto (União Brasil) durante o primeiro momento do desfile.
Os dois participaram da abertura da cerimônia, na Lapinha, com hasteamento das bandeiras.
Mais fotos
Leia mais sobre 2 de Julho em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também:
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!