O fogo simbólico, um dos principais símbolos da celebração da Independência do Brasil na Bahia, chegou a Praça General Labatut, em Pirajá, na tarde deste sábado (1) que homenageia um dos comandantes das batalhas pelo 2 de Julho. A cerimônia de acendimento da pira, localizada no panteão dedicado a Labatut, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.
Em 2023, o trajeto contou com uma novidade em comemoração dos 200 anos da Independência, um novo roteiro, que partiu de Mata de São João na última sexta-feira (30) e percorreu 50 km passando por Dias D’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho.
Leia também:
Na última cidade, o cortejo da tocha se encontrou com o roteiro do Fogo Simbólico tradicional, que saiu de Cachoeira também na sexta-feira e percorreu mais de 100 km, pelas cidades de Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho.
As tochas do Fogo Simbólico chegaram a Pirajá carregadas por atletas da cidade de Simões Filho. Participaram da solenidade de chegada da chama a vice-prefeita Ana Paula Matos, representando a Prefeitura de Salvador, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, o prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, dentre outras autoridades.
No domingo (2), o fogo simbólico será conduzido para o Largo do Campo Grande (Dois de Julho) pelas Forças Armadas, para o acendimento da pira pela atleta paralímpica e multicampeã na natação Verônica Almeida.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!