
Mas, apesar das semelhanças, elas se diferem nos sintomas e na forma de tratamento. O primeiro sintoma da dengue é a febre alta, entre 39º e 40º C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.
Já a Chikungunya apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele), que costumam durar de 3 a 10 dias.
Complicações
A dengue pode causar desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando estiver doente.
No caso da Chikungunya, a principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaços nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.
Tratamentos
O meio de infecção é o mesmo e os sintomas são parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), recomenda a ida ao posto de saúde caso esteja com sintomas e evitar a automedicação.
Veja também:
Leia também:

Teixeira de Freitas: menina de 6 anos tem morte por dengue confirmada

Estudantes de Ilhéus criam repelente natural contra Aedes aegypti

Sesab revela que Conquista segue com maior número de mortes por dengue

Idosa de 82 anos morre de dengue; Feira de Santana já tem oito mortes

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
