Ter um cantinho especial para estudar e trabalhar em casa parece um sonho distante. No entanto, se for bem planejado e preparado, o escritório próprio pode ser feito de forma tranquila e agradável para o seu apartamento.
O primeiro passo para conseguir montá-lo é definir o melhor espaço do imóvel. Para ter um home office de sucesso, é preciso prestar atenção em algumas características, como uma mesa e cadeiras ergonômicas, assim como ser um ambiente que incentive a concentração, ou seja, longe de barulhos. O espaço pode ser na varanda, cantinhos do quarto ou até debaixo das escadas numa cobertura.
Leia também:
Em seguida, chame um arquiteto ou engenheiro para planejar as medidas que o home office vai ocupar e decidir o que terá nele. A metragem mínima para construir seu escritório vai depender do tamanho do seu apartamento, mas basta uma área suficiente para rack, aparador ou bancada. Em geral, a altura da bancada costuma ser de 75 cm. As cadeiras podem ser ergonômicas, com ajustes de altura, encosto e acento, o que facilita a utilização por crianças, por exemplo.
O próximo momento da implantação do home office está ligado com a organização do espaço. Invista em prateleiras, gavetas e armários para dar "vida" ao local. Uma dica para os apartamentos menores é colocar caixas na parede, que vão manter os livros e materiais organizados e de fácil manuseio.
Não esqueça de pensar nas cores e iluminação do ambiente. Os tons de verde e azul ajudam na concentração e oferecem maior sensação de tranquilidade, enquanto os de laranja e amarelo, estimulam a criatividade. Em relação a luz, uma dica dos especialistas é aproveitar das janelas para conseguir luz natural, junto com luminárias, lustres de chão ou pontos de luz no teto.
Em seguida, coloque os itens (somente o necessário) que vão ocupar o espaço, como bancada, cadeira e iluminação. O home office funciona com muita organização, por isso, jogue fora as coisas que não forem úteis. O motivo? O aumento da produtividade tem relação direta com o que é fundamental para o dia-a-dia, como cadernos, estojo, notebook e livros.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!