Duas leis sobre a obrigatoriedade da máscara foram regulamentadas no Estado. A primeira diz que é “obrigatória a utilização de máscaras de proteção por todas as pessoas em circulação externa nos municípios em que estão vigorando os Decretos Legislativos de Reconhecimento de Estado de Calamidade Pública”. A lei torna obrigatório também a utilização da proteção também em veículos, exceto quando o condutor for o único ocupante do mesmo.
A outra lei trata da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes de trabalho, e definiu uma multa de R$ 1 mil para funcionário, servidor ou colaborador que descumprir. Pela lei, os empregadores devem fornecer e fiscalizar o uso por seus funcionários, tanto em estabelecimentos públicos quanto privados.
A adoção das máscaras é reforçada por órgãos nacionais e mundiais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por exemplo.
Por que é importante?
No início da pandemia, os estudos sobre a melhor maneira de evitar o contágio ainda estavam iniciando. Hoje, quase seis meses após o coronavírus chegar ao Brasil, já se sabe que o distanciamento social, aliado com o uso de máscara e higienização das mãos, segue sendo o melhor método.
O uso da máscara é importante porque pessoas podem estar infectadas pelo vírus, mas assintomáticas. Com o objeto de proteção, essas pessoas têm menos chance de transmitir o vírus, já que a eliminação de microorganismos no ambiente será reduzida, impedindo que as partículas sejam transportadas pelo ar. Além disso, serve como uma barreira para não levar as mãos à boca e ao nariz.
Confira como usar a máscara corretamente:
1. O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.
2. Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.
3. Enquanto estiver utilizando a máscara, não fique ajustando-a e evite tocá-la.
4. Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara.
5. Com as mãos higienizadas, retire as máscaras pelas alças ou cordão de amarração.
6. Para lavá-las, faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).
7. Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão.
8. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.
9. Para reutilizá-las, espere as máscaras ficarem totalmente secas.
10. Após secagem da máscara, utilize o ferro quente e acondicione em saco plástico.
11. Troque a máscara sempre que apresentar sujeiras ou umidade.
12. Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.
13. Ao sinal de desgaste da máscara, esta deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!