Vazamentos de água são uma dor de cabeça que ninguém quer ter. Além do desperdício, esse inconveniente ainda pode estragar estruturas da casa, causando mofo, deslocamento de azulejos e da pintura, e desequilibrar o orçamento doméstico, pois a conta de água/esgoto vem com um valor bem acima da média de consumo do imóvel. Todo esse estresse, porém, é evitado com dicas simples que podem ser aplicadas no dia a dia.
Para saber se está tudo em ordem com as instalações hidráulicas da casa, comece atento a indícios mais visíveis, como manchas, mofo, poças de água, entre outros. No entanto, muitas vezes, o vazamento não é aparente e o morador não consegue nem saber por onde a água é escoada. Nesse caso, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados em instalações hidráulicas para que uma investigação na rede interna do imóvel seja feita.
Além desses conselhos, existem dicas que qualquer pessoa pode seguir para descobrir vazamentos em casa.
Se o vazamento é no reservatório domiciliar...
Feche todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água da rede interna do imóvel e não utilize a descarga dos vasos sanitários. Depois disso, feche a torneira da boia do reservatório domiciliar que recebe água da rede pública de abastecimento e sinalize o nível de água dentro dele. Após uma hora, observar novamente. Se o nível baixar, é sinal que há algum tipo de vazamento no reservatório
Apure os ouvidos por onde passa o encanamento
Outra dica é dar batidas na parede, mas para isso é necessário saber os locais exatos por onde passa o encanamento, caso você já tenha suspeita de possíveis vazamentos. A partir daí, é simples: bata em toda a extensão do encanamento para verificar se o som é diferente em alguma parte, o que indicaria um vazamento.
Café: uma boa ideia
Em relação ao vaso sanitário, o café dá uma boa ajuda para saber se tem vazamento. Jogue a borra de café no vaso sanitário e se ela não ficar depositada no fundo do vaso é porque há alguma passagem de água pela válvula do reparo da descarga.
Já vazamentos nas torneiras podem ser identificados tranquilamente. Se ela pinga enquanto fecha, o vazamento é certo. Caso isso aconteça, troque o vedante.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!