Uma forma de resgatar o modo de vida tradicional dos índios pataxós. A luta das irmãs Nitinauãn, Jandaia e Naiara não foi em vão com a criação da Reserva da Jaqueira. Criada em 1998, neste espaço histórias, rituais e preservação da natureza estão presentes de forma viva. Aberta os visitantes, a Reserva proporciona aos uma experiência em torno da cultura indígena. Aliás, este é um dos objetivos. Preservar e divulgar a cultura dos índios. Os visitantes podem conhecer as técnicas e instrumentos de caça, a forma em ocas, degustar um peixe assado e o Awê - ritual do guerreiro.
Logo ao chegar, uma grande círculo coberto (quigeme) é preparado para recepcionar o visitante. Os turistas também podem praticar arco e flecha, comprar os artesanatos produzidos no local e poder um delicioso peixe assado na folha de patioba (uma espécie de palmeira utilizada também na confecção de redes).
A visitação ainda compreende trilhas de até duas horas, adentrando trechos densos da Mata Atlântica.
Roteiro Traslado via terrestre até o Portal da Reserva, onde os índios Pataxó recebem o visitante na forma tradicional e mostram a sua cultura através de palestra interativa, caminhada leve e interpretativa na mata, demonstração de diferentes tipos de armadilhas, arremesso de arco e flecha, degustação de peixe preparado na hora na folha da patioba e o Awê, ritual de confraternização acompanhado de muita música, dança e a participação dos visitantes. A pintura corporal é opcional e o artesanato está exposto à venda. O retorno pode ser para o hotel ou para uma das barracas de praia da orla norte no sentido do centro da cidade de Porto Seguro.
Como chegar:Acesso pela BR-367 em direção a Santa Cruz Cabrália. Virar à esquerda em frente ao Barramar