Se no Carnaval as atenções se voltam para a cidade de Salvador, no São João elas deixam a capital de lado para focar no interior do Estado. Ao menos até ontem. Com a concorrência quase que desleal dos festejos juninos em cidades como Senhor do Bonfim, Ibicuí, Amargosa, Cruz das Almas, Jequié, Irecê e tantas outras até mesmo fora da Bahia, muito se duvidava a respeito da realização de um São João de primeira qualidade na capital baiana. No entanto, se antes a realidade era dura, agora este cenário pode estar mudando. Neste sábado (20), o iBahia esteve presente no Pelourinho e o que se viu foi animação, segurança, a presença maciça de famílias e dos adeptos de um bom forró. Se apresentaram no palco principal nomes como Adelmário Coelho, Daniel, Mastruz com Leite, Catuaba com Amendoim e a dupla sertaneja Matheus e Kauan. Um selecionado e tanto. Quem foi provavelmente não se arrependeu.
Com o investimento realizado neste ano pelo governo estadual, surge a esperança de que Salvador eleve ainda mais o padrão e se coloque nos mapas juninos do país nos próximos anos. Bastou caminhar um pouco pelas ruas do Pelô para avistar desconhecidos brincando um com o outro, famílias juntas, crianças, namorados e solteiros, todos em uma sintonia amigável, aparentando estar aproveitando bem o que era oferecido. Grupamentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, bem como da Polícia Civil eram vistos em bom número. O suficiente se a atitude de quem foi for semelhante a dos que irão nos próximos dias. Ambulantes regularizados sequer disputavam com bares consolidados no Centro Histórico. Havia espaço para todos. Tudo isso unido a estética favorável do Pelô, muito pouco aproveitada na maior parte do ano. Os palcos localizados em outros pontos, como no Largo Tereza Batista, deram oportunidades às bandas de menor expressão que compunham a festa. Quem saiu de casa para ir ao Pelourinho não perdeu tempo, nem dinheiro... E merecia ver a valorização dada ao ponto turístico.
Neste domingo (21), é a vez de ninguém menos do que Elba Ramalho se apresentar no palco principal. A cantora paraibana sobe ao palco às 22h; confira a programação completa do São João do Pelourinho e do subúrbio de Salvador.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade