Quem curtiu os dias de Carnaval deve estar sentindo os efeitos da folia nesta quarta-feira de cinzas. Dor no corpo e pés inchados são os sintomas mais frequentes de um verdadeiro folião, afinal, acompanhar trios, blocos ou escolas de samba não é brincadeira. Para quem precisa voltar ao trabalho ainda esta semana e está com os pés inchados ou doendo, o Moda & Estilo selecionou cinco receitas divinas de escalda-pés. Tem para todos os gostos e bolsos. Confira!
Ingredientes:
Ramos frescos de alecrim
Folhas de louro
1 litro de água
2 colheres de sal grosso
3 gotas de óleo essencial de lavanda
2 colheres de sopa de óleo de amêndoas ou mel
Modo de preparo:
Ferva um litro de água e acrescente os ramos frescos de alecrim e folhas de louro. Espere o chá ficar quente (entre 35ºC a 40ºC) e despeje em uma bacia, acrescentando o sal grosso. Depois disso, acrescente 3 gotas de óleo essencial de lavanda diluídos em 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas ou mel. Permaneça por, no mínimo, cinco minutos com os pés imersos na mistura.
Ingredientes:
1 maço de hortelã fresco
Paus de canela
2 gotas de óleo essencial de laranja
2 colheres de sopa de óleo de amêndoa ou mel
Modo de preparo:
Faça um chá bem forte com o hortelã fresco e paus de canela. Coloque o chá em uma bacia complete com água quente (entre 35ºC a 40ºC). Acrescente 2 gotas de óleo essencial de laranja diluídos em 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa ou mel. Deixe os pés de molho até que a água esfrie.
Ingredientes:
4 rosas vermelhas
1 fava de baunilha
1 xícara de chá de mel
2 gotas de óleo essencial de ylang ylang
2 colheres de sopa de óleo de amêndoa
Modo de preparo:
Faça um chá bem concentrado com as pétalas das 4 rosas vermelhas e a fava de baunilha, que pode ser encontrada facilmente no Mercado Municipal da sua cidade. Coloque água quente (entre 35ºC a 40ºC) em uma bacia. Complete com o chá e mais uma xícara de chá de mel. Acrescente 2 gotas de óleo essencial de ylang ylang diluídos em 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa. Permaneça por, no mínimo, cinco minutos com os pés imersos na mistura.
Ingredientes:
1 litro de água morna
1 copo de suco de limão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
¼ xícara (chá) de leite
Modo de preparo:
Coloque a água quente (entre 35ºC a 40ºC) em uma bacia e acrescente o suco de limão, o leite e o azeite de oliva. Permaneça por, no mínimo, cinco minutos com os pés imersos na mistura.
Ingredientes:
1 litro de água morna
4 sacos de chá de camomila
1 xícara de salsa seca
4 gotas de óleo essencial a sua escolha
Modo de preparo:
Ferva a água e acrescente os outros ingredientes. Espere 10 minutos e despeje a mistura em uma bacia. Quando estiver quente (entre 35ºC a 40ºC), coloque os pés e relaxe por, no mínimo, cinco minutos.
* A temperatura ideal da água é entre 35ºC a 40ºC, mas isso não vale para quem tem pressão baixa e diabético. Quem tem tendência a hipotermia ou tem pressão baixa deve prestar atenção à temperatura da água, principalmente no verão. Nesse caso a água precisa ser morna
* Pessoas diabéticas não podem fazer escalda-pés devido a sensibilidade e o risco de queimaduras
* Para pés inchados, uma opção é acrescentar sal grosso ou cânfora, que ativa a circulação
* Para relaxar ainda mais, coloque uma música tranquila, desligue a luz e sente em uma poltrona ou cadeira confortável durante o escalda-pés
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!