icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPECIAIS

Museu da Misericórdia desenvolve ações para visita de grupos

Visitas a museus entretêm e estimulam novas formas de aprendizado

foto autor

Redação iBahia

06/07/2018 às 14:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 9:31 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Oferecimento
Se você não freqüenta mais a escola, certamente se lembra das visitas que fazia a museus. Se ainda é um estudante, essas visitas provavelmente fazem parte da sua rotina. Associar educação e cultura é uma prática bastante utilizada nas instituições de ensino e indicada por especialistas.

Visitas a museus entretêm e estimulam novas formas de aprendizado. Em Salvador, muitos espaços culturais trabalham com o estímulo a essa prática pedagógica. Um deles é o Museu da Misericórdia, da Santa Casa da Bahia.

O local, que abriga 469 anos de história, com obras que datam do século XVII até os dias atuais, recebe grupos de estudantes universitários e alunos de escolas públicas e particulares.

Foto: Divulgação

A pedagoga do museu, Lúcia de Santa Bárbara, explica que as ações educativas desenvolvidas no local acontecem de acordo com o perfil de cada grupo. “Para a educação infantil, realizamos uma visita lúdica, utilizando teatro de fantoches e contação de histórias, tendo como ferramenta didática o que chamamos de big livro e o avental contador”, ela conta.

Além disso, o setor pedagógico do Museu da Misericórdia desenvolve projetos sazonais com o objetivo de reforçar parcerias com as instituições de ensino. Realizado todo mês de março, o “Contando a Nossa História” é um deles. Com a iniciativa, o Museu comemora o aniversário de Salvador e realiza visitas relacionando a história da capital baiana com a trajetória da Santa Casa da Bahia, ambas fundadas no mesmo ano, em 1549.

O Dia das Crianças também é comemorado. No mês de outubro uma programação especial é promovida junto aos alunos das escolas vizinhas ao Museu.

“Os museus têm uma potencialidade histórica social que é transmitida por meio dos acervos e dos mediadores que conduzem os visitantes. Assim, os espaços são, ao mesmo tempo, um recurso pedagógico e uma opção de lazer. O aprendizado se torna mais prazeroso e enriquecedor”, pontua Lúcia.

As visitas dos grupos de estudantes devem ser agendadas pelo telefone 2203-9832 ou através do e-mail [email protected]. O Museu da Misericórdia funciona de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, aos sábados, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 12h às 17h. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Instituições públicas de ensino têm gratuidade no acesso.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais