Atualmente, achar apartamentos grandes por um valor que caiba no bolso está cada vez mais difícil. A realidade mais comum são imóveis sem tanto espaço, mas que nada impede de torná-lo confortável e aconchegante.
Há algumas boas opções para otimizar o espaço do seu apartamento, e uma delas é a integração de ambientes. Além disso, integrar o interior do apartamento proporciona maior interação entre as pessoas que vivem na casa.
Integrar a sala de jantar com a sala de estar, por exemplo, é uma das melhores opções para ganhar mais espaço. Com a integração desses dois cômodos, a casa terá espaços mais bem aproveitados.
Outra possibilidade de integração é da própria sala com a cozinha ou da varanda com a sala. Dessa forma, a cozinha ficaria unida ao cômodo sem o uso de paredes para delimitar os ambientes. No entanto, a integração não deve ser feita simplesmente com a retirada de paredes. É preciso ficar atento a algumas questões, para que a estética do apartamento faça sentido.
Primeiro, à questão estrutural. O projeto da edificação identificará de que forma e quais paredes podem ser retiradas. Depois, nas mudanças que serão feitas. Por exemplo, é importante criar uma unidade no piso dos ambientes que serão integrados. Ou seja, o piso deve ser um só pelo maior número de cômodos possível. Uma dica é usar pisos frios, como porcelanato, que se adequam a diversos espaços da casa.
As cores também serão aliadas nesse processo de integração. Apartamentos pequenos combinam com o monocromático, tanto em paredes, quanto cortinas e portas, por exemplo. As cores mais vibrantes podem ser utilizadas na decoração: quadros, plantas, almofadas e objetos soltos.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!