Através do projeto, é possível controlar, reduzir e identificar possíveis vazamentos. Apenas em 2017, essas mudanças conseguiram reduzir o consumo em 32%, o que significou uma economia superior a R$ 700 mil. Já de acordo com os indicadores voltados ao consumo de água da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), houve uma redução de 56% por leito operacional e 68% para o indicador de consumo por saída hospitalar.
“A realização destas ações possibilitou uma melhor avaliação do consumo de água em cada unidade. Desta forma, pudemos ter um parâmetro que favoreceu a identificação dos vazamentos. Além disso, a substituição de equipamentos convencionais por equipamentos verdes também favoreceu a redução de consumo no Hospital”, destacou Kátia Belchior, engenheira de Meio Ambiente do hospital.
Reconhecimento – O Prêmio acontece durante o XI Seminário Hospitais Saudáveis, no Hospital Santa Catarina, na capital paulista. A Santa Casa da Bahia, na ocasião, exibirá um pôster sobre o case do programa de gestão de água vencedor do prêmio, além de participar de uma mesa redonda para falar sobre o uso de Energia Renovável.
O HSI receberá, ainda, duas placas de reconhecimento por sua participação na edição nacional no Desafio 2020, em que alcançou a meta em metade do tempo previsto e no Desafio Resíduos. O Prêmio Amigo do Meio Ambiente é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e avaliou 81 projetos de 11 estados, que abordavam variadas iniciativas para o SUS mais verde e sustentável. Destes, 15 instituições serão premiadas, incluindo o Hospital Santa Izabel.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!