Para o policial civil Sinval Sobral, de 49 anos, há 20 saindo no Filhos de Gandhy, a prática não pode ser condenada, mas é importante ter limites na hora de tentar a sorte com o colar. "Eu não sou contra. Acho que cabe a cada um. É uma questão pessoal. Por exemplo, eu dou sem essa intenção. Se quiser me beijar, não tem problema. Mas eu acho errado é usar da violência, puxar a garota, tentar beijar a força. A verdade é que o colar é uma demonstração de cortesia e respeito à mulher", ponderou.
Marcos Coutinho, Livio Correia e Gerson Gentil são amigos e têm opiniões semelhantes |
O analista de marketing Gerson Gentil, de 50 anos, é de Salvador, mas mora em Brasília. Todo ano ele faz a ponte-aérea para não perder o desfile. "O Gandhy é diferente, é tradição. Quem sai no Gandhy tem muito a ver com Salvador, muito a ver com o dia a dia das pessoas, com tudo o que acontece no carnaval de Salvador", afirma. Segundo ele, a troca de colar por um beijo é um mero detalhe em meio à importância do afoxé. "Existe esse paradigma, mas não funciona dessa forma. Na maioria, não é dessa forma".
Leonardo Carvalho e a missão ousada de 'gastar' 140 colares |
Na linha oposta, o romântico Valdemir Lessa, de 56 anos, não condena o ato, mas hoje ele acha que o beijo deveria ter uma importância maior. "Isso existe e é coisa antiga. Eu já fiz isso, mas acho que não vale a pena. A mulher me dar um beijo só por causa de um colar? Não vale a pena. Acho que o beijo tem que ser uma coisa dos dois, quando os dois estão a fim. Quando pinta uma química", disse ele, que começou a sair no bloco por gostar da fantasia e se encantou com a história de Mahatma Gandhi.
Valdemir Lessa acredita que beijo deveria ser mais valorizado |
Adilson Silva, de 53 anos, sai de Gandhy há dez anos e ressalta a importância dos foliões serem sócios do afoxé. "Ghandy é paz, é cultura. Tem que estar no Gandhy para trazer a paz. Eu acho que nesse negócio de às vezes ter cortesia sai muita gente que não merece sair. Então, tem que ter todo mundo com sua carteirinha, para ser associado do Gandhy", opinou.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade