Quem tem mais de um filho sabe que é sempre um desafio montar um quarto compartilhado para as crianças no apartamento. Mas sim, é possível acomodar bem os irmãos, mesmo em quartos compactos. Alguns detalhes na decoração do ambiente ajudam a deixar tudo de forma mais confortável e agradável para os filhos, independente das idades deles.
Antes de iniciar a reforma do ambiente, pense que, mesmo sendo compartilhado, o quarto pode ter a cara e o estilo de cada um. Por isso, deixe as crianças ou adolescentes participarem da "construção" do espaço.
Leia também:
Sobre as cores, os pais costumam optar por quartos inteiros brancos ou em cores mais neutras. No entanto, com muita criatividade é possível deixá-lo colorido e alegre, sem deixar o cômodo “cansativo” ou “pesado”.
A posição das camas é outro assunto importante que deve ser planejado com antecedência. Peça central de decoração para quartos divididos, as camas vão delimitar o espaço pessoal de cada um dos irmãos. Os beliches são uma boa opção para os ambientes mais compactos.
Outro passo da organização do espaço é a escolha dos móveis e acessórios. É importante, por exemplo, que o quarto tenha bastante espaço para guardar as coisas das crianças, como roupas, livros e brinquedos.
Os arquitetos recomendam que os pais optem por móveis sob medida para garantir um melhor aproveitamento do quarto, além da utilização das prateleiras e armários. Não esqueça também de um canto para os estudos, que, em alguns casos, são montados junto com os beliches.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!