Por isso, listamos aqui mitos e verdades sobre o uso da máscara para você ficar sempre bem protegido. Confira:
Posso abaixar ou tirar a máscara para falar.
Mito. Após colocar a máscara, evite tirá-la, mesmo que seja rápido. Se você retirar ou abaixar a máscara para conversar, você estará perdendo a sua proteção como a proteção do outro que está te ouvindo, uma vez que a barreira será eliminada.
Não pode tocar na máscara.
Verdade. Você vai se perguntar: “Como vou colocar a máscara sem tocar?” Para retirar ou colocar a máscara, devemos apenas tocar nas alças laterais, e não na máscara propriamente dita. Além disso, uma vez com a máscara o correto é evitar tocar,. Ou seja, não se deve ficar tirando a máscara ou manipulando-a, exceto para se alimentar. Nesse caso, retire as máscaras pelas alças laterais.. Dessa forma, você evita entrar em contato com secreções respiratórias e espalhar o vírus com as mãos.
Faz mal fazer exercícios físicos usando a máscara.
Mito. Não acredite na fake news de que a máscara retém CO² e, por isso, faz mal utilizá-la enquanto se exercita. A troca gasosa acontece normalmente.
A máscara cria uma barreira entre o ar e as vias aéreas e, com isso, ao fazer exercício você precisará fazer mais esforço para respirar, tanto na inspiração quanto na expiração, o que não quer dizer que isso faz mal.
É preciso ficar atento a umidade da máscara durante os exercícios. Se ficar molhada, é necessário trocá-la. Por isso, leve sempre uma reserva.
Não posso ficar com a mesma máscara por muito tempo.
Verdade. Se você está trabalhando fora de casa ou sabe que passará um longo período na rua, é necessário levar uma máscara extra para trocar. O recomendado é trocá-la, em média, após – três horas de uso ou em qualquer momento em que estiver úmida ou suja.
A máscara só precisa cobrir a boca.
Mito. A máscara deve cobrir a boca e o nariz e estar bem ajustada, sem espaço entre a pele e o tecido.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!