Desde o dia 19 de março, estão suspensos na Bahia eventos com mais de 50 pessoas, tais como eventos esportivos, religiosos, shows, feiras, circos, passeatas e afins, assim como aulas em academia de dança e ginástica. O decreto tem validade por 30 dias.
O governador Rui Costa também decretou a suspensão de aulas de escolas públicas e particulares, a serem compensadas nos dias reservados para os recessos futuros.
Em outro decreto, o governador determinou que os servidores estaduais que porventura forem expostos aos coronavírus deverão comunicar imediatamente à Secretaria de Saúde (Sesab) e permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias. As viagens de servidores a serviço do Governo para o exterior ou locais com infecção comunitária também foram suspensas.
Para evitar a transmissão do coronavírus, também estão suspensos os transportes intermunicipais de 69 cidades, até o próximo 15. Em algumas cidades sem casos confirmados de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença.
Os municípios inclusos no decreto são: Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos, Canarana, Ipiaú, Itagibá, Itamaraju, Itororó, Pojuca, Dias D’Ávila, Alagoinhas, Barra, Candeias, Coaraci, Itajuípe, Medeiros Neto, Santa Cruz Cabrália, Barra do Rocha, Eunápolis, Belmonte, Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité, Utinga, Adustina, Cachoeira, São Félix, Gandu, Ibirataia, Itarantim, Palmeiras, Piripá, Barra do Choça, Campo Formoso, Catu, Ibotirama, São Francisco do Conde, Araci, Aurelino Leal, Euclides da Cunha, Gongogi, Itagi, Itatim e Serrinha.
Hospitais de campanha
A Bahia já possui hospitais de campanha em funcionamento, enquanto outros se preparam para a inauguração. Os locais ajudarão no tratamento da COVID-19 e desafogar o sistema de saúde.
O centro de acolhimento no prédio da antiga EBDA já está em funcionamento, com 300 leitos para receber pacientes com covid-19). Outro espaço para receber pacientes com diagnóstico positivo para o novo coronavírus é o centro de acolhimento que está sendo montado no Rio Vermelho, onde foi uma faculdade, com capacidade para mil pessoas em situação de vulnerabilidade. As famílias destes pacientes receberão ainda doações de cestas básicas como apoio neste período de crise.
A Arena Fonte Nova é outra das opções do Governo do Estado para a montagem de uma tenda com mais 100 leitos clínicos, dedicados ao coronavírus. Os pacientes deverão ser encaminhados ao local por meio da regulação da Sesab.
Na segunda quinzena de abril, o Hospital Espanhol será reaberto para atender pacientes com coronavírus. O espaço fornecerá 80 leitos de UTI e 80 apartamentos, além das salas de cirurgia, emergência e refeitório. Neste fim de semana já concluem as intervenções e a equipe entra na semana que vem.
Para pacientes de baixa complexidade que não estejam contaminados pelo Covid-19, foram preparados o antigo Centro de Treinamento do Bahia, o Fazendão, que já está recebendo estas pessoas. Outro novo espaço para atender este público é o antigo Hotel Riverside, em Lauro de Freitas, com 100 novos leitos.
Auxílio à população
Outra medida adotada pelo Governo foi o pagamento de contas de água. Serão pagas a contas dos clientes com consumo de um volume de até 25 metros cúbicos de água por mês durante 90 dias. Cerca de 860 mil pessoas devem ser beneficiadas pela isenção temporária. Para receber o benefício, é preciso estar inscrito na categoria Tarifa Social da Embasa, voltada para famílias de baixa renda.
Outra novidade é o Tele Coronavírus 155, um canal para prestar orientação e esclarecimentos com rapidez e agilidade à população, de forma gratuita, das 7h às 19h.
Através do número 155, estudantes do quinto e sexto ano de medicina, supervisionados por médicos, orientam a população, evitando a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde.
O aplicativo Monitora é outra medida para orientar as pessoas sem que elas precisem se expor saindo de casa. Através do app, disponível gratuitamente, será possível, além do atendimento remoto, fazer o monitoramento e acompanhamento dos cidadãos. Para isso, é necessário permitir que o aplicativo tenha acesso a sua localização.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!