icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPECIAIS

Amantes de aventura podem ter na Bahia o ambiente perfeito

O estado possui diversas possibilidades para gostos diversos. Conheça um pouco mais sobre o Turismo de Aventura na Bahia.

foto autor

12/09/2014 às 16:02 • Atualizada em 28/08/2022 às 9:28 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A Bahia reúne cinco biomas distintos (marinho, costeiro, mata atlântica, pantanal, cerrado e caatinga) e por isso oferece para os amantes de esportes de aventura ricos cenários e um grande potencial com diversas modalidades para todos os gostos.
Moutain bike, canoagem, canyoning, cavalgada, mergulho, off road, paraquedismo, pesca esportiva, rafting, rapel, cascading, sand board, surfe, trekking, voo livre e windsurfe são algumas das opções sob medida que os aventureiros podem encontrar no estado baiano.
Terra
A Chapada Diamantina é o cenário ideal para a prática dos esportes terrestres, com várias cavernas e trilhas para trekking e mountain bike, além de locais perfeitos para o montanhismo, escaladas e rapel.
A região oeste recebe praticantes de off-road e motocross, assim como a Costa dos Coqueiros e a cidade de Paulo Afonso. Nessa cidade, é possível ainda a prática do rapel.
Em Itacaré, na Costa do Cacau, também possível fazer circuitos do arvorismo.
Água
A grandeza da Baía de Todos os Santos e mais de mil quilômetros de litoral que vão da Costa dos Coqueiros, no norte do estado, até a Costa das Baleias, no extremo sul, oferecem diversas possibilidades para a prática de inúmeras modalidades de esporte aquático. São mais de 40 destinos turísticos e 300 belas praias que dão ao turista várias opções para exercício e diversão. No interior do estado, o Caminhos do Oeste oferece cenários para a prática de rafting, canyoning e boia-cross.
A Chapada Diamantina oferece alguns locais para a prática do mergulho em cavernas, como a Gruta da Pratinha, além de cascading em cachoeiras.
Para os surfistas, as praias baianas fazem parte do circuito de competições nacionais e internacionais, como a Praia do Forte, na Linha Verde, Olivena e a cidade de Itacaré, considerada a Polinésia Baiana. No litoral do Estado, também é comum a prática de windsurf, caiaque, kitesurf e jetsky.
Nas proximidades de Canavieiras está localizado o Royal Charlotte Bank, um dos melhores bancos pesqueiros do mundo, situado em uma plataforma submersa, perfeita para a pesca esportiva do Marlin-azul. Para a prática do mergulho marinho, a Bahia oferece muitas opções, a exemplo de bancos de corais submersos e naufrágios que ajudam a contar períodos importantes da nossa história.
Os amantes do mergulho esportivo têm boas opções, como Abrolhos na Costa das Baleias, Porto Seguro na Costa do Descobrimento e a Baía de Todos os Santos, com belos corais, recifes e naufrágios para serem explorados.
Ar
A Ilha de Itaparica está se firmando no cenário internacional do paraquedismo e os praticantes do voo livre encontram picos perfeitos na Serra da Jiboia, Santa Teresinha, Sobradinho, Jacobina e Valena.
Em Paulo Afonso, os amantes do bungee-jump podem testar sua coragem. Para os fãs da tirolesa, Paulo Afonso também é uma boa opção. Na Chapada Diamantina, a tirolesa é praticada no Poço do Diabo e na Gruta da Pratinha. Na Costa dos Coqueiros, o Complexo Turístico de Sauípe também conta com uma estrutura para essa prática. Em Morro de São Paulo, na Costa do Dend, está a maior tirolesa do Brasil, com 340 metros de comprimento, partindo de uma altura de 57 metros.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais