icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPECIAIS

A Bahia possui uma sincronia exata de sol e mar

A Bahia tem a maior costa do Brasil. E para organizá-la foi preciso dividi-las. Tenha agora um resumo de cada uma delas

foto autor

10/09/2014 às 17:09 • Atualizada em 27/08/2022 às 3:42 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O verão na Bahia é uma estação que começa bem antes de dezembro. Nessa terra, o sol reina na maior parte do tempo e o clima é agradável o ano inteiro. A partir de outubro e por todo o verão, os ensaios dos blocos de Carnaval e diversos artistas locais esquentam ainda mais o clima em Salvador, que ferve com a interação de baianos e de turistas de todos os continentes.
Com um litoral privilegiado (mais de 1000 km de paraíso à beira-mar), belezas naturais aliadas à hospitalidade do povo, à cultura, e à boa infraestrutura turística, a Bahia cada vez mais, atrai turistas e investidores do mundo inteiro.
A Baía de Todos os Santos é a zona turística mais diversificada. Nela está localizada a capital do Estado, Salvador, que, além de ter um patrimônio arquitetônico de grande valor histórico e cultural, possui belas praias. Nessa cidade pode-se apreciar as águas tranquilas do mar da Ribeira, na península de Itapagipe, e o belíssimo pôr-do-sol nas águas calmas do Porto da Barra. Salvador é também um excelente destino para quem aprecia a prática de mergulhos em naufrágios e é ponto de partida para passeios de escunas pelas diversas ilhas da Baía do Todos os Santos. Areia fina, águas tranquilas, praias paradisíacas com águas mornas e extensos coqueirais, além de bares e restaurantes à beira-mar, são características comuns às diversas ilhas desse arquipélago. Itaparica, Ilha dos Frades, Ilha de Maré, Madre de Deus e Bom Jesus dos Passos, dentre várias outras, oferecem diversão e tranquilidade para quem quer desfrutar o melhor do sol e do mar da Bahia.
A Costa dos Coqueiros, no Litoral Norte do estado, é uma excelente opção para quem quer curtir algumas das mais bonitas praias do Estado, aproveitando uma excelente infraestrutura hoteleira. A Praia do Forte, conhecida mundialmente pela preservação das tartarugas marinhas, é uma das localidades preferidas pela juventude baiana e também por turistas, que se deliciam nos diversos barzinhos e restaurantes de comidas típicas, e também em suas praias de águas transparentes, como as piscinas de Papa Gente. É nesse pedaço do litoral que estão o Hotel Iberostar e o complexo turístico e hoteleiro da Costa do Sauípe, com pousadas e hotéis de padrão internacional, além de campo de golfe, atividades esportivas e náuticas e salões para convenções.
A Costa dos Coqueiros conta também com belas praias, como Ipitanga, Vilas do Atlântico, Jauá, Arembepe, Itacimirim, Guarajuba, Praia do Forte, Imbassaí, Santo Antônio, Sauípe, Massarandupió, Subaúma, Baixio, Barra do Itariri, Sítio do Conde, Siribinha, Costa Azul e Mangue Seco.
Na Costa do Dendê estão destinos perfeitos para quem procura contato com uma natureza exuberante. Noites agitadas, diversas cachoeiras e algumas das praias mais bonitas do Brasil fazem de localidades como Morro de São Paulo, Boipeba e Barra Grande, excelentes opções para quem quer aproveitar o melhor do litoral baiano. A Costa do Dendê é conhecida por suas praias de águas cristalinas e mar calmo, excelentes para o mergulho, piscinas naturais e até alguns locais onde quebram boas ondas para a alegria dos surfistas.
Na Costa do Cacau estão Ilhéus, Itacaré, Una, Canavieiras, Santa Luzia e Uruçuca. Em Itacaré, a natureza foi generosa. São praias paradisíacas, mundialmente conhecidas como pontos perfeitos para a prática do surfe e de outros esportes aquáticos, como o kitesurf. A região conta com uma excelente infraestrutura hoteleira e é referência do turismo de alto padrão nas Américas. Na Costa do Cacau também está o Pesqueiro Royal Charlotte, o maior banco de corais subaquático do país, uma espécie de terraço submarino, que possui grande biodiversidade, ideal para a pesca do robalo e também do marlin-azul.
Foi na Costa do Descobrimento que os portugueses chegaram e aportaram quando descobriram o Brasil. Nessa região, além de toda a riqueza histórica, o turista se depara com uma natureza exuberante, repleta de coqueirais e praias lindíssimas, excelentes para esportes náuticos ou para caminhadas, ideal também para quem quer simplesmente descansar. Já quem curte um pouco de agitação pode aproveitar os inúmeros barzinhos, cheios de gente bonita, que são outra característica de Porto Seguro, Arraial D'Ajuda e Trancoso, entre outras localidades.
Na Costa das Baleias, o Arquipélago de Abrolhos, reduto escolhido pelas baleias Jubarte para a procriação, é um santuário ecológico. O Parque Nacional Marinho de Abrolhos abriga uma infinidade de espécies animais e vegetais, inclusive endêmicas, como os famosos corais-cérebros. O mar é de águas calmas e transparentes. A melhor época para ver o balé das baleias é entre os meses de julho e novembro. As cidades de Alcobaça e Caravelas são as mais próximas de Abrolhos, no extremo sul baiano, de onde saem os barcos que fazem um tour pelo arquipélago. Nessa Costa estão também as cidades de Nova Viçosa e Mucuri, que possuem belas praias, ideais para o banho.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais