Ainda não está 100% confirmado, mas a possibilidade de a oitava temporada de "Game of Thrones" estrear só em 2019 está dando calafrios nos fãs da série. O último ano do fenômeno da HBO, que terá apenas seis episódios, que serão mais longos que o usual, deve demorar entre um ano e meio e dois anos para estrear.
O presidente de programação da HBO, Casey Bloys, culpou as dificuldades de produção, cada vez maiores. A série é rodada em países como Marrocos, Croácia, Islândia e Espanha, e a necessidade de filmar cenas no frio extremo, como aconteceu na temporada que acabou no último domingo, inevitavelmente adiará o início da produção. Isso sem contar nos efeitos especiais, cada vez mais complexos, que exigem mais tempo de pós-produção.
"Nossa equipe de produção está tentando montar um cronograma para definir quanto tempo levaremos para as gravações e os efeitos especiais. As filmagens já são complicadas o suficiente — acontecem em diferentes continentes, com todos os aspectos técnicos — e os efeitos especiais precisam de todo um período de produção. É um grande fator", diz ele em entrevista ao "Hollywood Reporter".
Vale lembrar que a sétima temporada da série, cujo finale bateu recorde de audiência, também estreou com atraso. Se os anos anteriores de "Game of thrones" iam ao ar a partir de abril, dessa vez a produção só voltou a ser exibida em julho, três meses depois do usual.
Com isso, "Game of thrones" não voltou ao ar a tempo de concorrer ao Emmy em 2017 e a HBO conseguiu emplacar 22 indicações na premiação para "Westworld", sua maior aposta para a sucessão do trono.
Há quem acredite que o atraso da próxima temporada também se deve a este fator: sem "Game of thrones" no caminho, "Westworld" (cuja segunda temporada também vai "atrasar" e estreia só em 2018) pode abocanhar mais indicações a prêmios na tentativa de alargar a base de fãs da série.
O hábito de promover hiatos maiores entre as temporadas de suas séries não é novo na HBO. A quarta temporada de "Sopranos" terminou em dezembro de 2002, e o quinto ano da série de David Chase só estreou em março de 2004. O sexto e último ano só foi ao ar dois anos depois, em 2006.
"Como as séries ficam maiores e mais complicadas, eu tenho que seguir os comandos dos produtores e desapegar do 'é bom ter uma temporada todo ano'", argumenta Bloys. "Eles têm que fazer a melhor série que eles puderem fazer. Com séries maiores como "Game of thrones" e "Westworld", se você quer um grande espetáculo e uma grande extensão, vai levar mais um tempo".
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!