Emagrecer e reduzir medidas é quase sempre um desafio. Abrir mão de certos hábitos e optar por alimentos mais saudáveis não é tarefa fácil. Como existe alternativa para praticamente tudo neste mundo, é possível aderir aos termogênicos naturais para auxiliar no processo de emagrecimento. Pensando nas pessoas que desejam entender como funcionam alguns dos termogênicos naturais, o iBahia preparou uma lista com oito alimentos alternativos para auxiliar no processo de emagrecimento. Mas o que são termogênicos naturais?
Segundo as nutricionistas Priscilla Lima e Tays Sena, termogênicos são aqueles que aumentam a temperatura corporal, aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gordura e gasto de energia. Eles atuam justamente na elevação da temperatura por meio das substâncias que compõem o alimento e, consequentemente, auxiliam no gasto calórico durante o processo digestivo. Ou seja, eles servem como uma das ferramentas, indicadas pelos nutricionistas, para quem deseja perder peso.
Porém, a adesão dos alimentos termogênicos na dieta não garante o emagrecimento e como tudo demais é sobra, as consequências do uso exagerado dessas substâncias naturais, a longo prazo, são dores de cabeça, insônia, tontura e sintomas gastrointestinais. "É preciso aliar a prática com uma boa alimentação, exercícios físicos, acompanhamento com um profissional, além de ficar atento as limitações de cada organismo, pois existem algumas restrições relacionadas ao uso dos termogênicos naturais, tais como indivíduos com problemas gastrointestinais, hipertensos, com problemas cardíacos, bem como crianças, idosos e gestantes", explica Priscilla. Confira lista de alguns termogênicos naturais indicados pelas profissionais e saiba com eles atuam:
1- Chá verde
Os efeitos estão relacionados a interação de algumas substâncias presentes na bebida, elas são responsáveis pelo aumento do gasto calórico, bem como na possibilidade na redução de gordura e do peso corporal.
3- Gengibre
A raiz é considerada um poderoso termogênico natural e anti-inflamatório. O gengibre pode ser consumido de diversas formas, tais como sucos, sopas, temperos e chás que potencializam o efeito e aumentam o gasto calórico em mais de 10%.
7- Chá de hibisco
Além de aumentar o gasto calórico, o chá também atua no combate da retenção de líquidos devido ao potencial diurético. Por isso é indicado para pessoas que reclamam de sobrepeso.
8- Alho
Auxilia na digestão e no aumento da termogênese, consequentemente, no gasto calórico. Além de ser considerado um excelente anti-inflamatório e tempero natural, sendo indis´pensável nas preparações dos alimentos.
*Sob orientação do repórter Guinho Santos.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!