O Museu de Arte Moderna da Bahia exibe, de 01 a 11 de dezembro, em ocasião da quarta etapa do projeto Networked Hack Lab, a instalação Pêndulo, do vídeoartista paulista Lucas Bambozzi.A abertura da exposição acontece no dia 30 de novembro, às 20h. O Pêndulo foi montado pela primeira vez em 2005, no Centro Cultural Banco do Brasil, de São Paulo e recentemente no México. A obra é um objeto suspenso em forma de pêndulo que projeta imagens de acordo com os ruídos do ambiente. Na versão planejada para Salvador, as imagens projetadas representam situações locais.Um dos principais expoentes da vídeoarte no Brasil, Bambozzi é o criador e curador do Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis e do Vivo Arte.Mov, que acontece desde 2006 em diversas capitais do País.
Oficinas De 29 de novembro a 01 de dezembro, Lucas Bambozzi ministra a oficina "Contextos Específicos: Da Mobilidade e da Representação Visual". Nesta ação, Lucas Bambozzi coloca em prática técnicas de uso de mídias portáteis. Em paralelo, serão apresentados os trabalhos realizados na oficina "Projeto Orientado em Gambiologia II - LED's", ministrada pelo coletivo mineiro Gambiologia, na etapa anterior do evento. Dia 29 de novembro (terça) a oficina será das 18h às 20h. Já no dia 30 de novembro dois horários serão propostos: das 10h às 13h e das 15h às 17h. Dia 01 de dezembro o público poderá comparecer das 10h às 13h, e das 15h às 18h.
Sobre o artista Nascido em São Paulo, Lucas Bambozzi tem trabalhos exibidos em mais de 40 países. Em outubro passado, recebeu o 9º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, na categoria meio da carreira. Em 2010 recebeu menção honrosa no Ars Eletrônica e, em 2011, teve uma retrospectiva de suas instalações no Laboratório Arte Alameda (Cidade do México, México). Seus trabalhos recentes tratam das mobilidades e imobilidades do contexto urbano.