Exercícios
As pessoas estão mais acostumadas a praticar exercícios com os cachorros, mas é muito importante incentivar seu gato também. A atividade física é boa não só por questões de peso, mas também melhora a frequência cardíaca, fortalece o sistema respiratório, tonifica os músculos, gasta energia e mantém o gato ágil e ativo.
Alimentação
Um dos pontos principais é saber escolher a alimentação adequada para o seu gato. Isso porque muitos donos acabam menosprezando as necessidades nutricionais de seus bichinhos, e isso influencia de forma significativa tanto na quantidade de nutrientes que recebem, quanto no peso que ganham. Cada fase da vida de um felino pede por diferentes tipos de alimentos: os mais jovens gastam mais energia e precisam de proteínas e minerais, já os gatos mais velhos gastam menos energia e, consequentemente, precisam de menos calorias. Controle o horário de alimentá-lo e evite deixar a tigela cheia de comida disponível o tempo todo. Outra dica importante é escolher a ração correta, que conta com opções específicas para filhotes e, também, para gatos castrados.
Hora da balança
Como é mais difícil notar o ganho de peso em animais de estimação, estabeleça uma rotina para pesá-lo de tempos em tempos. Assim, você conseguirá antecipar possíveis problemas de sobrepeso.
Cuidado com as guloseimas
Quem não gosta de um agrado, não é mesmo? Porém, tome cuidado para não dar petiscos muitas vezes ao dia. Fique atento também às sobras de comida; além do alimento humano não ser indicado para animais por conta do tempero, também é um dos principais vilões para o equilíbrio do peso.
Leve ao veterinário
É muito importante que você saiba quais são os reais fatores de ganho de peso do seu animal para conseguir tratar de forma eficaz. Leve-o ao veterinário para ter certeza que não tem nenhuma doença mais grave influenciando no sobrepeso do seu bichinho.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!