|
---|
Palacete das Artes promove seminário sobre a Arte Moderna Brasileira e Baiana, em homenagem aos 90 anos de Mário Cravo Jr. |
O Palacete das Artes, em homenagem aos 90 anos do artista plástico Mario Cravo Jr., promove, de 18 a 20 de julho, o seminário 'A Arte Moderna Brasileira e Baiana'. O encontro, que vai reunir diversos especialistas, artistas plásticos e interessados, pretende discutir e ampliar os estudos do modernismo na obra de Mário Cravo e nas artes plásticas baianas.
Veja também: Lista as principais exposições para visitar em Salvador Durante a abertura do evento, às 19h, com presença confirmada do governador Jaques Wagner, haverá a inauguração de placa, confeccionada pelo artista Luiz Tourinho, que registrará o nome da Sala de Arte Contemporânea do Palacete das Artes como Sala de Arte Contemporânea Mario Cravo Jr., além do lançamento do documentário 'Mario Cravo Esculturas'. O vídeo, lançado pelo Palacete, traça em pouco mais de treze minutos a trajetória de um dos maiores artistas brasileiros. Além da narração de Cravo, traz relatos da vida e obra do escultor, abordados pelo diretor do Palacete, Murilo Ribeiro, também curador da exposição 'Mário Cravo Jr. Esculturas'. "Considero coerente na obra de Mário a inquietude. Ele é uma figura singular, forte, ágil, experimentador, irreverente, mágico, generoso, além de um mestre afetuoso. Catalisador do modernismo na Bahia é artista sem tempo e sempre um artista do seu tempo", define Ribeiro.
"Fico muito sensibilizado com esta homenagem, em nome de toda minha geração de artistas" (Mario Cravo Jr.) |
Na sequência da programação, duas mesas redondas, dias 19 e 20, irão abordar desde a Semana de Arte Moderna de 22, passando pelo contexto histórico do Modernismo na Bahia, suas transformações socioeconômicas e suas mudanças políticas. Na sexta-feira, a partir das 18h30, falarão o secretário de planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli e o cientista político Paulo Fábio Dantas Neto, com mediação da professora Juciara Maria Nogueira (Ufba). Já na manhã do sábado (20), às 9h30, a pauta central será o Modernismo nas Artes, com o artista plástico Almandrade (FGM) e os professores da Ufba, Mariely Cabral de Santana e José Antônio Saja (mediador).
O artista Mario Cravo Jr. é considerado o maior expoente do movimento de arte moderna da Bahia dos anos 40 e 50, e um dos mais importantes artistas da nossa terra. Escultor reconhecido internacionalmente, do mesmo modo que seus contemporâneos Carybé e Jorge Amado, imprimiu em sua obra a essência do povo, suas tradições e crenças, seus costumes e mitos. Para o artista, a homenagem com a Sala Contemporânea representa um novo marco para a capital baiana. "Fico muito sensibilizado com esta homenagem, em nome de toda minha geração de artistas. Ganhará com isso a cidade, cuja cultura terá uma construção mais dinâmica e atrativa para seus moradores e visitantes. Apesar disso, acredito que o poder público ainda deve uma homenagem a Carybé, o mais baiano dos artistas".
Inscrições A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo telefone (71) 3117-6998 ou pelo e-mail
[email protected], até o dia 16 de julho. Paralelo à programação, o público ainda pode conferir a exposição 'Mario Cravo Jr. Esculturas', que permanece no Palacete até o dia 1° de setembro. A mostra é composta por 58 peças, e tem a curadoria de Murilo Ribeiro, em parceria com o artista e sua assessoria.
Programação do Seminário Dia 18 de julho, às 19h Homenagem ao artista - Sala de Arte Contemporânea Mario Cravo Jr. Lançamento do vídeo documentário “Mário Cravo esculturas” Coquetel
Dia 19 de julho, das 18h30 às 21h Seminário O Movimento Modernista no Brasil e na Bahia A Arte Moderna Brasileira e o contexto histórico do Modernismo na Bahia Transformações socioeconômicas - José Sérgio Gabrielli (Seplan) Mudanças Políticas - Paulo Fábio Dantas Neto (Ufba) Mediadora - Juciara Maria Nogueira (Ufba)
Dia 20 de julho, das 9h30 às 12h Tema Central: O Modernismo nas Artes Chico Liberato (artista plástico e cineasta) Almandrade (artista plástico, poeta e arquiteto) Mediador: José Antônio Saja (Ufba)