|
---|
Fotos de Américo Barros e Wilde Barreto estão em exposição |
Um olhar sobre a questão de gênero no mercado de trabalho é o que propõem os fotógrafos Américo Barros e Wilde Barreto na exposição 'Profissão Mulher', em cartaz no Salvador Shopping entre os dias 5 e 11 de março, mês dedicado a elas.
Veja também: conheça a página Artes & Exposições São dez painéis com fotografias em 80X60, de mulheres baianas no cotidiano de suas profissões, em funções consideradas ainda tabus para o universo feminino, a exemplo da mecânica, taxista, empresária e política. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (5), às 16h. De acordo com os fotógrafos, “a ideia é também desmitificar na sociedade a noção da divisão de ofícios pelo sexo, ideologia construída por uma cultura patriarcal que desvaloriza a posição da mulher”, explica Wilde Barreto, jornalista e produtora. Ela afirma que tais atividades, antes inconcebíveis ao sexo feminino, hoje são inegáveis a elas e a exposição dará visibilidade social a isso.
Mulheres em focoEntre as mulheres fotografadas estão também a deputada federal Alice Portugal, única mulher entre os 39 deputados baianos; a presidente do Grupo Master Glasses, Elisabete Valverde; e Alessandra Godinho, única pescadora baiana a passar dias no mar e trabalhar entre os 600 pescadores registrados na colônia do Rio Vermelho. Ao mesmo tempo em que em que homenageia o público feminino pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a exposição propõe um diálogo sobre inúmeras questões relacionadas a equidade de gênero no trabalho.