|
---|
(Foto: Divulgação) |
Em homenagem ao mês do índio, o Museu Udo Knoff promove a mostra 'Kamalu Hai: A cerâmica dos sonhos Waurá', composta por um conjunto de panelas zoomorfas produzidas especificamente por este grupo indígena xinguano. Cedidas pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia, as peças integrarão a exposição 'Azulejos de Udo', que estreia nesta quinta-feira (10), no 1º andar do museu, e segue em cartaz até 5 de maio.
Leia também: Oficina gratuita e sessão de documentário movimentam o Subúrbio Ferroviário Como parte da mostra, o museu vai realizar oficinas de modelagem em argila, tomando como referência os formatos das panelas. As oficinas serão realizadas nos dias 16, 23 e 30 de abril, das 14 às 17h. Os interessados devem se inscrever por e-mail
[email protected] ou através do telefone (71) 3117-6389. Pertencente ao parque nacional do Xingu, a tribo Waurá é conhecida pela singularidade de sua cerâmica, o grafismo de seus cestos, sua arte plumária e máscaras rituais. As panelas produzidas pelos Waurá, chamadas de Kamalupe, podem chegar até 2m de diâmetro. Depois de modelada e cozida em um buraco previamente aquecido, a panela é debruçada e no seu fundo externo, decorada em vermelho e preto (urucum e jenipapo), com desenhos simétricos, traços firmes e a mão livre.