|
---|
Exposição 'Memórias do Concilio de Trento: elementos de micro-história' fica em cartaz até 18 de março |
Com sua arte sensível e de forte dimensão sociológica, o artista plástico italiano Flavio Marzadro apresenta até 18 de março, em Salvador, a mostra 'Memórias do Concilio de Trento: elementos de micro-história'. A exposição é gratuita e poderá ser conferidda no Museu de Arte Sacra, no 2 de Julho, de segunda a sexta, das 11h30 às 17h30. A abertura acontece no dia 19 de fevereiro (terça-feira), às 19h.
Veja também: Conheça o canal de Artes & Exposições do iBahiaEder Muniz apresenta exposição em parceria com o americano Paul Santoleri Galeria Fulô recebe a mostra 'The Faces of Trancoso' em fevereiro |
---|
Mostra de Flavio Marzadro |
A curadora da mostra, Lêda Doborah, selecionou um conjunto de obras de Marzadro que explora poeticamente a relação entre o homem trentino e suas memórias em um período tão marcante para aquela sociedade, mas também para toda a cultura ocidental. Esta relação é problematizada através da apresentação descontextualizada e revisitada de representações de artefatos que compuseram a cultura material ou a micro-história do Concílio de Trento. 18 obras de arte que expressam, revelam e discutem fragmentos micro-históricos das memórias de uso do Concílio de Trento fazem parte da mostra. Os trabalhos foram divididos em três grandes grupos: o primeiro formado por quadros bidimensionais em técnica mista, construídos a partir do artefato material pavimentação das igrejas do Concílio de Trento; um segundo grupo formado por baixo-relevo em gesso e cimento que nos fazem mergulhar nos sentimentos cotidianos e angustiantes daquele período de forte transformação sociocultural; e um terceiro de reflexão sobre o próprio processo de produção artística de Marzadro.