As oito cidades de Alagoas que tiveram suas bibliotecas públicas municipais destruídas terão seus equipamentos refeitos pelo Ministério da Cultura, em parceria com o governo do Estado e os municípios. Em reunião realizada no final da última semana, coordenada pela Secretaria de Cultura do Estado, em Alagoas, o MinC apresentou a proposta de reconstrução das bibliotecas, por meio do Programa Mais Cultura.
As bibliotecas a serem implantadas contemplam um novo modelo de equipamento cultural, do Programa Mais Cultura, em que o local tem um jardim de leitura integrado, um pequeno auditório, espaço para brincar e computadores conectados à internet. Cada nova biblioteca terá uma área construída de 310 m², com acervo inicial de mil livros. Serão investidos R$ 450 mil pelo MinC, em cada biblioteca, incluindo a construção, acervo e mobiliário. Como contrapartida, o município doa o terreno onde será instalada a biblioteca, se compromete a criá-la por lei, além da dotação orçamentária para a mesma. Por sua vez, o governo do Estado irá disponibilizar equipe para orientar a instalação, bem como capacitar os profissionais do município que irão trabalhar no equipamento.
No final de agosto, equipes do MinC e do Governo do Estado de Alagoas farão visitas técnicas as municípios atingidos. As prefeituras se comprometeram a entregar laudos técnicos referentes ao terreno onde será construída a biblioteca.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!