icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Já foi ao museu? iBahia faz roteiro a pé do Circuito das Artes

O projeto, com entradas gratuitas, estará em cartaz até 21 de julho, em cinco galerias e dois museus de Salvador; veja galeria

foto autor

16/07/2013 às 17:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:10 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Tela de Nair de Carvalho
Se você é uma daquelas pessoas que têm vontade de conhecer os museus e galerias de arte de Salvador, mas nunca toma atitude, fique ligado! A 6ª edição do Circuito das Artes está com uma programação especial onde é possível fazer a pé o trajeto das artes no Corredor da Vitória e ficar por dentro do que de melhor vem sendo produzido nas artes visuais, sem gastar quase nada! E o iBahia foi conferir de perto (veja galeria de fotos).Veja outras notícias de Exposições Até 21 de julho é possível conferir as 180 obras expostas em cinco galerias e dois museus da capital baiana. Distribuídas nas galerias Cañizares, do Goethe-Institut, ACBEU, da Aliança Francesa, Instituto Cervantes e os museus Carlos Costa Pinto e Rodin, as obras estão agrupadas em seis temas. Veja também: Gratuito: MAM-BA abre inscrições para quatro cursos de técnicas artísticas Palacete homenageia Mario Cravo Jr. com programação de semináriosCom aproximadamente três quilômetros de percurso, os amantes das artes, além de apreciarem as produções de vários artistas baianos, têm a possibilidade de adquiri-las. As obras podem custar mais de R$5 mil, com exceção das telas de Nair de Carvalho que não estão à venda.As curadoras Alejandra Muñoz (professora de História da Arte da Escola de Belas Artes-UFBA) e Andrea May (artista visual) selecionaram 60 artistas, dos quase 200 inscritos, para participarem do evento, entre eles Davi Caramelo, David Glat, Juarez Paraíso, Maria Adair e Leonardo Celuque.
Galeria ACBEU recebe trabalhos que tratam dos 'Ritos & Memórias'
Galerias Na Galeria Cañizares (Canela), treze artistas mostram e discutem os caminhos do 'Desenho contemporâneo'. Técnicas tradicionais de desenho sobre papel e gravuras em diferentes modalidades tradicionais ou interferidas pela utilização de recursos digitais ocupam o local.
O visitante pode conhecer os museus da Vitória a pé e também adquirir obras de arte
'Câmeras Lúcidas' é o tema da Galeria Goethe-Institut. No local são encontradas produções que discutem a fotografia em termos de narrativa ou metonímia. Já o núcleo 'Ritos & Memórias', na Galeria ACBEU, reúne o trabalho de dez artistas, entre eles Anderson AC e Maria Luedy, que focam aspectos da religiosidade, laços de ancestralidade e valores do sagrado, em diferentes escalas do cotidiano.
Obra 'Frustrated trip', de Nila Carneiro
Com o tema 'Entornos do erotismo', a Galeria da Aliança Francesa abarca obras que focam, nas diferentes maneiras, a temática da sexualidade, do erotismo, da pornografia e da sensualidade. Entre as obras apresentadas estão três trabalhos da artista visual baiana Nila Carneiro (imagem ao lado). Recentemente, Nila teve a tela 'Frustrated trip' selecionada para o catálogo do roteirista e romancista britânico, Neil Gaiman. Esculturas e quadros se misturam ao 'Universos singulares', na Galeria do Instituto Cervantes, que reúne obras de nove artistas que pesquisam o campo do surreal, do imaginário e do onírico longe do alcance das objetivas. Entre as obras estão 'Romeu e Julieta', 'Seis Pessoas' e 'Moças recostadas', de Carol Midlej, que se juntam as esculturas 'Nossas fugas' e 'Meus amigos ocultos', de Consuelo Radcliffe.Circuito de Museus O Museu Carlos Costa Pinto recebe uma sala especial em homenagem a Nair de Carvalho, que é considerada uma autodidata, sem filiação com qualquer escola ou corrente artística. Em suas 14 telas, é possível ver muitas cores e o foco em diversos aspectos da mulher baiana. 'Dama de Roxo', 'Estrela Mãe' e 'Sonho Adiado' são alguns dos trabalhos que estão no local.
"O Circuito favorece para que as pessoas andem e conheçam o Centro de Salvador", disse a artista Mircia Verena
Na galeria do sótão do Palacete das Artes - Museu Rodin, além de ser um lugar surpreendente pela sua simplicidade, são encontradas produções de Maria Adair e Fernando Pigeard, que, sob diversos enfoques, investigam as 'Fronteiras da abstração'. Visitação Apesar das galerias estarem com poucos visitantes durante a realização desta matéria, era possível verificar nos livros de visitas que muitos estudantes, estrangeiros e artistas passaram por um dos sete espaços ocupados pelo Circuito das Artes.Uma delas foi Mircia Verena, que é artista plástica e colega de alguns dos artistas que integram o Circuito. "É gostosa essa coisa de destrinchar a cidade. O Circuito favorece para que as pessoas andem e conheçam o Centro de Salvador", pontuou e completou: "Ainda não fui em todos os espaços, mas pretendo, pois além de conferir o trabalho dos artistas, é muito bom saber o que está sendo produzido em Salvador. Gosto dessa diversidade", finaliza. CIRCUITO DAS ARTES 2013 SALVADORData - 6 a 21 de julho de 2013 Curadoria - Alejandra Muñoz e Andrea May Local - Palacete das Artes – Museu Rodin, Galeria do Instituto Cervantes, Galeria da Aliança Francesa, Museu Carlos Costa Pinto, Galeria da ACBEU, Galeria do Goethe-Institut e Galeria Cañizares RECIFE Data - 08 a 24 de agosto de 2013 Curadoria - Alejandra Muñoz e Cristiana Tejo Local - Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM BRASÍLIA Data - 01 a 15 de outubro de 2013 Curadoria - Alejandra Muñoz e Marilia Pañitz Local - Museu Nacional SALVADOR Data - 25 de outubro a 15 de novembro de 2013 Curadoria - Alejandra Muñoz e Andrea May Local - Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento