Quem ainda está de férias, do trabalho, da escola ou da faculdade, tem ótimas alternativas para movimentar o mês de julho. Nada melhor que ir ao museu conferir exposições de consagrados artistas ou conhecer um pouco do universo popular da Bahia. As mostras em cartaz no Museu de Arte da Bahia (MAB) e no Palacete das Artes Rodin Bahia trazem para o público o ativismo de Frans Kracjberg, a pop arte de David Gerstein e a cultura popular das imagens talhadas por santeiros baianos.
A exposição Santeiros da Bahia reúne a arte popular e a devoção em imagens produzidas pelos artesãos baianos que trabalham suas imagens a partir do barro cru ou policromado e da madeira entalhada. São obras de artistas das cidades de Maragojipinho, Lençóis, Cachoeira e Barra, tradicionais centos produtores da arte dos santeiros, além de Feira de Santana, Itabuna e Salvador. A mostra reúne 17 “santeiros” e mais de 40 peças, até o dia 30 de julho, no MAB, com entrada gratuita.
Ainda no MAB, a pop arte de David Gerstein deslumbra. Pinturas que se expandem para o espaço, feitas principalmente de metal cortado a laser e pintado à mão com cores fortes e vibrantes. Essas “esculturas de parede” compõem a exposição Life Style (Estilo de Vida), em cartaz no Museu de Arte da Bahia. Neste trabalho o artista israelense David Gerstein, considerado um dos melhores pintores e escultores contemporâneos de Israel, quis abranger tudo com que se envolveu nos últimos anos. Inclui obras sobre temas diferentes, decorrentes de elementos encontrados no meio ambiente, em um estilo definido, segundo o próprio artista, como pós-arte. São 36 obras feitas em metal, em cartaz até o dia 31 de julho, com visitação gratuita.
No mesmo roteiro, pode ser incluída uma visita à exposição Grito! Ano Mundial da Árvore, do artista Frans Krajcberg – um dos artistas visuais mais importantes e polêmicos de sua geração. Ele escolheu um caminho para a construção de seu trabalho: fazer da arte um grito a favor do planeta. E é com esta mesma intenção que o artista polonês, que vive desde os anos de 1970, no município baiano de Nova Viçosa, mostra à capital baiana o resultado de antigas e atuais criações. A exposição poderá ser visitada até o dia 24 de julho, na Sala Contemporânea do Palacete das Artes Rodin Bahia.
Santeiros da Bahia no MAB |
David Gerstein é um dos melhores pintores e escultores de Israel |
Exposição O Grito! de Franz Krajcberg |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade