Abdominal é um assunto que sempre levanta curiosidade e, às vezes até, polêmicas. Afinal, buscar alternativas para definir o abdômen faz parte da realidade de muitas pessoas. Para te ajudar a entender a verdadeira função dos abdominais e desvendar mitos e verdades sobre o assunto, o iBahia conversou com os profissionais de educação física Caio Frederico e Jordan Azevedo.
O primeiro para entender sobre abdominal é entender de uma vez por todas que esse tipo de exercício não vai "esculpir" a cintura e, claro, não existe cinta ou método milagroso e instantâneo para isso.
"Os abdominais serve para fortalecer a musculatura do abdômen, melhorando a sustentação e equilíbrio do corpo. Além disso, ajuda na prevenção de lesões e dores na coluna lombar", esclareceu Caio.
Jordan Azevedo ainda reforçou que o mais importante para estimular essa região do corpo é treinar com progressão e o devido repouso, para a recuperação da musculatura. "A melhor maneira de incluir exercícios para essa região na rotina é procurar um profissional para que possam traçar a melhor estratégia para o seu objetivo", acrescentou.
Ao ser questionado pelos erros mais comuns com relação aos exercícios para o abdômen, Caio alertou para a divisão pelos dias de treino, por exemplo, no treino A realizar um exercício, no treino B realizar outro e no C mais um.
"Não deve ser dividido, pois por mais que os exercícios pareçam trabalhar mais uma determinada região toda a parede abdominal está envolvida e os músculos necessitam de descanso, para se recupera para os próximos estímulos. Outra observação é essa prática pode sobrecarregar a lombar", explicou Caio Frederico.
Leia também:
Caio Frederico e Jordan Azevedo prepararam uma lista com sete mitos e verdades comuns sobre os abdominais. Confira:
1- Os abdominais atuam na queima de gordura localizada e no afinamento da cintura?
Mito. "A redução do percentual de gordura corporal está associada há um conjunto de fatores, como dieta e treino", disse Jordan.
2- Fazer abdominais ajuda na melhora da postura corporal?
Verdade. "O transverso do abdômen, um músculo mais profundo, funciona como uma 'cinta' tendo como uma das suas principais funções a estabilização da região da lombar", pontuou Jordan.
3- O efeito dos exercícios abdominais nos músculos acontecem durante a realização do exercício?
Mito. "Os efeitos dos exercícios abdominais ocorrem quando não estamos executando-os, ou no período de recuperação do esforço. É uma construção diária e não momentânea", alertou Caio.
4- Para ter cintura devo fazer abdominal todos os dias pelo menos três ou quatro séries?
Mito. "As questões estéticas estão mais associadas a uma alimentação equilibrada e voltada para o objetivo da pessoa", esclareceu Caio.
5- Fazer exercícios para região do abdômen em aparelhos é menos eficiente do que “livre”?
Mito. "Os aparelhos são opções para realização dos exercícios. Seja por limitações físicas ou como forma segura de progressão de carga", disse Jordan.
6- O efeito dos abdominais se apresenta de forma diferente em homens e mulheres ?
Nem mito e nem verdade. Os efeitos variam de indivíduo para indivíduo, seja por questões genéticas ou até de cotidiano - organização de treino, alimentação, tempo de descanso, etc.
7- Faixa modeladora é aliada para “esculpir” o abdômen?
Mito. A utilização a longo prazo desse item pode trazer prejuízos para saúde, pois leva ao enfraquecimento dos músculos abdominais.
"A definição do abdômen depende da redução do percentual de gordura. Para ser perdida, a gordura precisa ser removida dos locais de armazenamento(lipólise) e depois queimada em tecidos ativos(oxidação). Quando realiza a compressão, ocorre restrição de fluxo sanguíneo e menos sangue circula pela região, com isso menos gordura e quebrada, já que muitos agentes lipolíticos estão presentes no sangue", finalizou Caio.
Fontes:
Caio Frederico - graduado em educação física com pós-graduação em biomecânica. Líder da Smart Fit unidade Piedade.
CREF 012135-G/BA
Jordan Azevedo - graduado em educação física. Personal de consultoria on-line e presencial.
CREF: 014398-G/BA
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!