Para perder peso muitas pessoas se arriscam em fazer dietas criadas por outras ou até mesmo seguir planos nutricionais que se dizem ‘milagrosos’ na internet e acabam não conseguindo o resultado que desejam. Pensando nisso, o iBahia entrevistou os nutricionistas Leone Gonçalves e Manuela Mendes que explicaram alguns conselhos de emagrecimento que mais escutam e que não necessariamente tem o efeito que é divulgado popularmente. Confira:
1- Comer ovo todo dia
De acordo com o nutricionista, Leone Gonçalves, o ovo não é um alimento mágico para emagrecer, mas é uma boa adição no cardápio alimentar para ajudar no processo de emagrecimento e de ganho de massa muscular. Rico em proteínas, aumenta a sensação de saciedade e fornece quantidades significativas deste nutriente para o organismo.
2- Chá verde e hibisco toda hora
Segundo a nutricionista Manuela Mendes, o consumo de chás traz diversos proveitos para a saúde. O recomendado é a ingestão moderada do chá de hibisco e do chá verde por dia, alternando sempre com uma dieta balanceada. Entretanto, estas substâncias têm diversas contraindicações e o consumo excessivo pode causar danos à saúde. Além disso, não é aconselhável a sua ingestão sem prescrição, o ideal é consultar médico e/ou nutricionista para a inclusão na sua alimentação.
3- Cortar de vez o glúten do cardápio alimentar
Conforme Leone Gonçalves, a rigor, cortar o glúten da alimentação só é recomendado para pacientes com doença celíaca, que é a incapacidade do corpo de digerir o glúten. No entanto, quando pacientes não celíacos cortam o glúten da alimentação, acabam na verdade cortando alimentos de alto índice glicêmico e calóricos, como pães, cerveja, farinha de trigo refinada e afins. Então, o emagrecimento se dá não porque cortou o glúten, mas principalmente porque substituiu determinados alimentos de alto poder inflamatório e/ou calóricos por opções mais saudáveis.
4- Água com vinagre de maçã em jejum ou antes das refeições
“Apesar do vinagre de maçã possuir diversos benefícios para a saúde, não existe comprovação científica que a ingestão do vinagre com água favorece o emagrecimento, uma vez que, para emagrecer depende de diversos fatores”, disse Manuela.
5- Comprar tudo diet ou light (inclusive, tem diferença?)
“A diferença primordial é que o produto diet é feito pensando em dietas com restrição de açúcar, no caso de diabéticos, mas não necessariamente com restrição de calorias e gorduras. Por exemplo, o chocolate diet não leva açúcar, mas tem maior adição de gorduras para compensar no sabor e na textura. Já o light são produtos com redução de calorias e em geral, também de açúcar e gorduras totais”, relatou Leone.
Ainda de acordo com o profissional, comprar tudo diet ou light não é garantia de emagrecimento. É preciso ficar atento aos rótulos e informações nutricionais de cada produto, para decidir se vale a pena realmente inseri-los na sua dieta, além de consultar sempre o seu nutricionista.
6- Tomar só sopa nas refeições
Segundo Manuela, a substituição das refeições por sopa nem sempre vai levar a uma perda de peso, mas possivelmente pode auxiliar no processo de emagrecimento. O recomendado é que a sopa não substitua as refeições, pois apesar de ser fonte de vitaminas e minerais, a sopa é muito pobre em calorias e representa uma grande restrição energética. O indicado sempre é fazer uma alimentação saudável e equilibrada para a perda de peso.
7- Água de berinjela ao acordar
“Um estudo de 2008 da Bioresource Technology aponta que uma dieta que tenha incluída a berinjela é uma boa alternativa para controlar a diabetes do tipo 2, uma condição frequentemente associada ao aumento de peso. No entanto, a água de berinjela não carrega todos os nutrientes e antioxidantes encontrados na forma natural do vegetal”, contou Leone.
Alguns dos nutrientes encontrados na berinjela são liberados na água, o que pode trazer benefícios. Mas não há evidência plena de que tomar água de berinjela ao acordar emagreça mesmo, porém pode ser benéfico para o organismo.
Além desses mitos sobre emagrecimento, a nutricionista Manuela contou que existem outros como, beber água com limão em jejum, não comer carboidratos a noite por que engorda e substituir as refeições por shakes.
Para finalizar, o nutricionista relatou que para quem quer fugir dos mitos do emagrecimento o ideal é buscar o acompanhamento de um nutricionista e, se possível, um personal e um médico com especialidades relacionadas, como um endocrinologista.
"Dietas muito restritivas costumam dar resultados visíveis mais rápido, mas o preço a se pagar por perder peso muito rápido geralmente é a saúde. Não adianta perder peso rápido e contrair anemia, carência de nutrientes, hipoglicemia e perder massa muscular, por exemplo. O pior é que após sair de uma dieta restritiva demais, as pessoas têm a tendência de exagerar e recuperar o peso perdido muito rapidamente", finalizou o profissional.
*Sob supervisão da repórter Lívia Oliveira
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!