Onde seu animal vai passar as férias? Nessa época do ano, muitas pessoas aproveitam para fazer uma viagem, mas quem tem um amigo de quatro patas sabe que nem sempre é possível levá-lo junto.
Mesmo com o crescimento do mercado pet friendly, muitos hotéis e pousadas ainda não recebem animais. Deixar o bichinho com alguém de confiança é uma alternativa. Mas quem não pode contar com a disponibilidade dos outros, a solução pode ser optar por um hotel para pets.
Todos funcionam quase da mesma forma: um espaço onde o animal fica durante um período, com direito a um lugar coberto para dormir, água sempre disponível e alimentação de acordo com o perfil. Há momentos de interação com outros pets, exercícios e carinho.
A reserva deve ser feita com antecipação, especialmente para o fim de ano, e é necessário que a vacinação esteja em dia. Para ajudar na escolha do hotel ideal, Bianca Fernandes Parracho, produtora de conteúdo do blog Petiko, lista cinco pontos a considerar na hora de escolher um hotelzinho para seu animal de estimação.
Pesquise sobre o local
Informe-se sobre quais os serviços incluídos como atividades para entretenimento do pet. Busque referências e leia as avaliações do lugar. Verifique as reclamações e como foram resolvidas. Confira também se o espaço tem permissão para funcionar. O hotel precisa contar profissionais especializados e um veterinário 24 horas.
Exija monitoramento
A saudade vai apertar e a preocupação também. Saiba se a equipe do hotel envia fotos e atualizações do seu amigo ou informações sobre como foi o dia dele. Confira também se há opção de monitoramento das imagens de câmeras via internet.
Conheça o lugar
Muitos hotéis oferecem uma diária como teste para iniciar a adaptação do seu pet ao novo ambiente. Esse processo é fundamental, principalmente na primeira vez que o bichinho vai ficar num lugar diferente e longe da família. Aproveite para conhecer as pessoas e conferir se as instalações são limpas e seguras.
Confira os serviços
Alguns hotéis oferecem diversas opções de cuidados e lazer para os animais de estimação. Jogo de bola, frisbee, natação e outras atividades para entreter e melhorar o condicionamento físico. Festa para os pets e hidroesteira também são opções. Leve em consideração as atividades que o seu bichinho mais gosta.
Custo-benefício
Pense sempre no bem-estar do animal e desconfie de hotéis com preço muito abaixo do mercado. Se encontrar um bom lugar em que o seu pet tenha se divertido no dia de teste para adaptação, não hesite em fechar negócio. Seu animal também merece boas férias.
Para Bianca, ao levar em consideração a possibilidade de deixar o pet em um hotel especializado, é necessário pensar na personalidade dele:
— Dependendo do temperamento, um hotel pode não ser a melhor opção. Esse é o caso de animais mais bravos e com dificuldade de socialização, que demoram a se adaptar em locais diferentes ou têm Síndrome de Ansiedade de Separação (SAS) — explica.
Ela ainda comenta que os donos podem se sentir culpados ao deixarem os bichinhos hospedados, mas que demonstrar o sentimento prejudica a separação:
— Não levar o pet junto na viagem pode causar aos donos o sentimento de que o estão abandonando. Ao decidir deixar o animal num hotel, é importante lembrar que foi feito o melhor por ele, deixando-o feliz e confortável, o que poderia não acontecer na viagem. É importante que esse período seja também de férias para o bicho, que ele se divirta e viva novas experiências. Despedidas longas ao deixá-lo e demonstrações de tristeza ou de preocupação não são recomendadas. Afinal, os bichinhos são ótimos em entender sentimentos e precisam saber que tudo ficará bem — sugere.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!