icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Choveu e não fiz exercícios: saiba como correr atrás do prejuízo

Para manter o corpo ativo há formas de realizar atividades na residência e não transformar aquele dia em um momento de ócio

foto autor

23/04/2016 às 13:59 • Atualizada em 01/09/2022 às 12:10 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Tanto no outono como no inverno muitas pessoas usam a chuva como desculpa para faltar a academia. Faltar o treino um dia não é problema, mas ficar em casa não é um motivo para não realizar exercícios físicos. Para manter o corpo ativo há formas de realizar atividades na residência e não transformar aquele dia em um momento de ócio.
Em entrevista ao iBahia, o personal trainer Daniel Ramos conta que há sim maneiras de se exercitar em casa sem problemas. "Levando em consideração que o indivíduo está ativo fisicamente e que ele está realizando exercícios contínuos. Nos dias que ele não poder se exercitar, em casa ele pode realizar atividades aeróbicas e neuromusculares que servem para manter a musculatura ativa. Para os que moram em prédio, por exemplo, ele pode entre 25 e 30 minutos subir e descer escadas, se o objetivo for emagrecer", explica.
Foto: Divulgação
Os utensílios da residência também podem ajudar na hora de malhar. "No neuromuscular a pessoa pode se exercitar com utensílios da casa para estimular o músculo: usar um cabo de vassoura com pesos na ponta indica-se sacos e feijão ou arroz para realizar a rosca direta, por exemplo. O exercício é de baixa intensidade, indicada para iniciantes ou idosos. O agachamento de forma controlada usando somente o peso corporal também é uma opção", comenta Daniel.
Outro tipo de exercício é indicado, a elevação lateral: a pessoa segura os pesos e movimenta para o lado, levantando simultaneamente os dois braços com pesos improvisados, ou com os halteres (se a pessoa tiver em casa).
Segundo Daniel, a prática dos exercícios físicos contínuos em academia ou em casa traz benefícios como combate a depressão ou ansiedade, melhora a qualidade do sono, evita doenças como diabetes, osteoporose ou as que atacam diretamente o coração, ajuda a controlar o colesterol. Trabalhando a musculatura a pessoa também tem mais flexibilidade e mobilidade.
"Pessoas inativas fisicamente a longo prazo leva a complicações na saúde. Ao longo do tempo se a pessoa não tem uma musculatura bem trabalhada ela passa a ter probabilidade de ter elevações do açúcar no sangue, diabetes, o excesso de peso, levando o aumento do colesterol, pressão alta e até desencadear doenças que a pessoa tenha uma predisposição", conclui Daniel. *Sob orientação e supervisão de Aline Caravina.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento